O Senado reúne o plenário nesta terça-feira (19), para votar, entre outras medidas, projeto de lei que prevê subsídios para a compra de botijões de gás de cozinha para famílias de baixa renda. No Acre, com os últimos aumentos, a botija de 13 quilos do produto, já está sendo vendida a R$ 125 na Capital e a R$ 130,00, no interior. O texto conta com relatório favorável e, se aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados.
O projeto cria o programa Gás para os Brasileiros, que poderá financiar até 100% do preço médio do botijão a cada dois meses. As famílias beneficiadas serão aquelas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo ou que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O autor da proposta é o senador Eduardo Braga (MDB-AM). O relator é o senador Marcelo Castro (MDB-PI), que promoveu alterações no texto com o objetivo de ampliar o valor do benefício em relação ao previsto no texto original.