Circula nas redes sociais, um vídeo em que duas profissionais de saúde do Pronto Socorro de Rio Branco, induzem uma paciente ao suicídio. Segundo narrado por quem filma a cena, a paciente estaria internada após ter atentado contra a própria vida e é possível ouvir quando a profissional diz a ela: “Minha irmã, eu tenho mais do que fazer, cuida se mata logo”, e em seguida, outra diz “a pessoa que se mata vai direto para o inferno”.
Segundo o artigo 122 da Constituição Federal, “Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou a praticar automutilação ou prestar-lhe auxílio material para que o faça: Pena – reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos”.
Ao ContilNet, a diretora do O Hospital Geral de Clínicas de Rio Branco – Pronto Socorro, Carolina Roque, disse que as providências já foram tomadas e que “a unidade não compactua com esse tipo de conduta e que os fatos estão sendo apurados para que todas as providências legais sejam tomadas garantindo o contraditório e ampla defesa. Por fim, reafirmamos a nossa finalidade em atender os casos de urgência e Emergência e enfatizamos o nosso compromisso com a saúde pública do Estado do Acre”.
Segundo a secretária de Saúde, Paula Mariano, “será aberto um Processo Administrativo (PAD) para apurar a conduta das servidoras que realizaram o atendimento da paciente”.
*O CVV – Centro de Valorização da Vida presta apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana. Para mais informações disque 188.