Na última sexta-feira (19/11), Adele publicou o seu novo álbum, intitulado de 30. Não demorou muito para que alguns brasileiros fossem ao Twitter para acusar a britânica de plagiar um sucesso de Chico Buarque. Alguns, inclusive, pediram a prisão da cantora.
Isso porque uma das músicas do álbum, To Be Loved, tem um toque de piano muito parecido com Eu Te Amo, composta por Chico Buarque e Tom Jobim em 1980.
![Chico Buarque](https://i0.wp.com/uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2018/04/24184808/Chico-Buarque-Leo-Aversa-red.jpeg?resize=840%2C560&ssl=1)
A música To Be Loved, do álbum 30, tem um toque de piano muito parecido com Eu Te Amo, composta por Chico Buarque e Tom Jobim em 1980. Leo Aversa/Divulgação
![Adele e Martinho da Vila](https://i0.wp.com/uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2021/10/18143400/Adele_Martinho-da-Vila.jpg?resize=960%2C640&ssl=1)
A capa do álbum 30 também foi comparada e adicionada às reclamanções dos fãs brasileirosAdele e Martinho da Vila. Reprodução/Twitter
![](https://i0.wp.com/uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2021/10/18150628/Adele-Martinho-da-Vila-2.jpg?resize=610%2C539&ssl=1)
A capa do álbum 30 também foi comparada e adicionada às reclamanções dos fãs brasileiros. Adele e Martinho da Vila
![](https://i0.wp.com/uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2020/02/13095114/martinhodavila7.jpg?resize=519%2C591&ssl=1)
Martinho da VIla é cantor e compositor. Reprodução/Instagram
![](https://i0.wp.com/uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2021/11/19120815/A-General-PC-SimonEmmett-1024x683.jpg?resize=1024%2C683&ssl=1)
Intitulado como 30, a produção retrata o “período mais turbulento da vida da cantora”Simon Emmett
![](https://i0.wp.com/uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2021/11/19120822/menor-3-914x1024.jpg?resize=914%2C1024&ssl=1)
Retrata a separação de Simon Konecki, com quem foi casada durante sete anos. Simon Emmett
Um tweet publicado logo após o lançamento do álbum de Adele comparou o início das duas músicas. “Eu quero ver a Adele na prisão, é isso que eu quero ver”, escreveu.
Eu quero ver a Adele na prisão é isso que eu quero ver pic.twitter.com/RoEcziQNO6
— 𝗬 𝗩 𝗘 𝗦 (@yvesanjos) November 19, 2021
Para a sorte de Adele, um especialista em música apareceu na publicação e negou que seja um plágio, apontando, inclusive, as diferenças entre as composições.
“O do Chico é uma sequência de acordes com movimento similar, mas em diferentes harmonias, enquanto que a da Adele é simplesmente uma escala descendente no padrão 2-3 1-2 7-1 6-7 e por aí vai. São formas musicais SIMPLES e consideravelmente distintas”, dissertou.
Outras pessoas também foram às redes para fazer a defesa da cantora. ” As notas de ‘te amo’ nesse fraseado estão em sentido crescente e decrescente em escala monocromática acompanhadas pelo baixo, enquanto To be loved está apenas em decrescente em soprano”, escreveu.
Outro, inclusive, escutou as duas canções a fundo e representou, graficamente, as duas canções.
Adele x Chico Buarque e Tom Jobim (o piano é composição dele): foi plágio? A thread da procrastinação.
Transcrevi a primeira parte das duas melodias na mesma oitava; nas duas músicas o motivo de 12 notas nesse ritmo é repetido, descendo cada vez mais. https://t.co/mj4PZnMkEM pic.twitter.com/MMXgRLMrgp— vtnc você e seus filhos (@bellamoscovitz) November 19, 2021
Acusação de plagiar Martinho da Vila
Em setembro deste ano, Adele foi acusada de plagiar a música Mulheres, de Toninho Geraes, compositor requisitado no mundo do samba e do pagode, e interpretada por Martinho da Vila. Ele colheu provas de sua tese e processou a cantora britânica.
Geraes afirma que a canção foi plagiada por Adele na faixa Million Years Ago, do álbum 25, lançado em 2015. “Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”, revelou o compositor à publicação.
Duas notificações extrajudiciais foram enviadas em maio a Adele, a Greg Kurstin (coautor da canção e seu produtor), à gravadora XL Recordings/Beggars Group e ao grupo Sony Music. No documento, os advogados de Geraes garantem que, além da linha melódica, a artista e seu parceiro “se apropriaram das primeiras notas de introdução” e as reproduziram no início, refrão e final de Million Years Ago.