Um aumento de pessoas que procuraram o hospital regional do Alto Acre, localizado em Brasiléia e na cidade de Assis Brasil, vem sobrecarregando o atendimento nas últimas 48 horas e gera reclamações por parte da população.
Foi registrado um grande aumento de pessoas com sintomas da gripe H3N2, que tem alguns sintomas também do Covid-19. Durante parte da noite de sábado (25) e manhã deste domingo (26), o hospital em Brasileia passou a ter uma grande procura.
Com dois médicos plantonistas, a demanda ficou grande e gerou reclamações pela demora no atendimento. Foi relatado que cerca de 40 pessoas estariam pelos corredores do hospital em Brasiléia esperando ser atendidas, sendo que algumas foram embora após horas de espera.
Segundo a direção do hospital, os dois médicos plantonistas estariam atendendo dentro da normalidade e mais um médico do Exercito Brasileiro foi solicitado para ajudar na demanda, afim de agilizar o atendimento neste domingo (26).
Também foi relatado que, na cidade de Assis Brasil, foi necessário pedir apoio à Prefeitura para emprestar uma tenda e fosse colocada no lado de fora da unidade de saúde, onde foram disponibilizadas mais cadeiras para pessoas que esperavam atendimento. O número de atendimento chegou a quase 100 pessoas por dia.
Em Brasiléia, o número oficial de atendimentos nas últimas 48 horas no hospital de Brasiléia, que atende dois municípios na fronteira, praticamente triplicou. No dia 24, foram 47 e no dia de Natal, passou para 128.
Em contato com a Assessoria da Sesacre, já estão buscando meios para suprir a demanda no atendimento nas unidades de saúde de todo o Estado, já que os casos de gripes vêm crescendo muito, sobrecarregando o atendimento.
Médicos acreanos vêm utilizando redes sociais na internet, para orientar populares nos cuidados em relação ao vírus da gripe. Pedindo evitem aglomerações, lavar as mãos sempre, não compartilhar utensílios de uso pessoal, usar máscaras em ambientes fechados, beber bastante água, alimentar-se bem e tomar suas vacinas contra a gripe.