Câmara convoca sessão para votar com urgência projetos de Bocalom que aumentam cargos e criam secretaria

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, N Lima, convocou os vereadores para uma sessão extraordinária a ser realizada nesta quinta-feira (20), ainda durante o recesso parlamentar.

O objetivo é apreciar e votar algumas matérias de autoria do executivo municipal. O prefeito Tião Bocalom pediu urgência aos parlamentares quando enviou as propostas à Casa do Povo. Dois dos projetos tratam de uma reforma administrativa – com criação de cargos, gratificações e uma secretaria – e de alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA).

Na reforma, Bocalom sugere a criação de mais 30 novos cargos comissionados, 5 secretarias adjuntas, 1 nova secretaria e mais um cargo de secretário, consequentemente, além de assessorias especiais em que os titulares serão remunerados com salários iguais aos de secretários, de acordo com o vereador Emerson Jarude (MDB).

O aumento de cargos e gratificações pode gerar uma despesa de mais de R$ 15 milhões por ano à capital acreana.

“É assustador perceber que o prefeito trata esses projetos de criação de cargos e secretaria como urgentes quando a população de Rio Branco enfrenta um caos no transporte público, na saúde e na infraestrutura”, comentou o parlamentar.

Quem reforçou o que disse Jarude foi a também vereadora Michelle Melo. De acordo com ela, as comissões estudam se alteração da LOA que foi proposta pelo prefeito pode abrir uma brecha para o aumento de salário dele e de seu vice. “Ainda não podemos afirmar isso, mas é que o está se desenhando. Estamos estudando cada projeto com muita cautela”, destacou.

“O que me ocorre quando penso sobre tudo isso é indignação. Vamos ter que votar com urgência os problemas e os interesses do prefeito e não da população. Ultrajante”, finalizou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Câmara convoca sessão para votar com urgência projetos de Bocalom que aumentam cargos e criam secretaria