Copa BR: Rio Branco pega o Vila Nova-GO; Humaitá encara o Brasiliense-DF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou no início da tarde desta segunda-feira (17) os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2022.

Inserido no pote F, o Rio Branco, campeão acreano de 2021, terá como adversário o Vila Nova-GO. Por outro lado, o Humaitá, vice-campeão acreano do estadual 2021, vai encarar o Brasiliense-DF. Os jogos de estreias dos dois clubes acreanos devem ocorrer entre os dias 23 ou 24 de fevereiro ou ainda em 2 e 3 de março.

Essa não será a primeira vez que o Vila Nova-GO terá como adversário na Copa do Brasil um clube acreano. Na temporada de 1998, o Tigre venceu o próprio Rio Branco por 2 a 0, em jogo realizado no Stadium José de Melo. Outra passagem do time goiano por solo acreano ocorreu no ano de 2020, quando o Tigre eliminou o Galvez por 1 a 0, em jogo realizado no estádio Arena da Floresta.

Vila Nova-GO – 1998. O atacante Sabino, o último agachado, era o jogador mais badalado do Tigre. Foto/Acervo Manoel Façanha

Por outro lado, o adversário do Humaitá, a equipe do Brasiliense-DF, jogou no Acre pela competição na temporada de 2002. O time candango não guarda boas recordações da passagem, pois caiu para o Vasco da Gama por 2 a 1. No jogo da volta, ocorrido na capital federal, o Jacaré superou o Almirante por 1 a 0, avançando no torneio e chegando a decidir o título contra o Corinthians-SP.

Avaliação

O técnico Marcelo Brás sonhava com um adversário da elite do futebol brasileiro. Segundo ele, uma equipe mais técnica deixa o jogo com mais possibilidades, isso sem falar da visibilidade. Brás acredita que um adversário de Série B transforma o confronto num jogo bem mais pegado e corrido.

O técnico Marcelo Brás sonhava com um adversário da elite do futebol brasileiro. Foto/Manoel Façanha

Regulamento

Conforme o regulamento da Copa do Brasil 2022, as partidas de ida e volta serão disputadas somente a partir da terceira fase. Na mesma fase, adentram ao torneio 12 clubes: equipes classificadas para a CONMEBOL Libertadores 2022, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Campeonato Brasileiro da Série B, além de clubes complementares oriundos da Série A, caso seja necessário para completar 12 vagas.

Próxima fase

Conforme a tabela detalhada, o vencedor do duelo entre Humaitá e Brasiliense-DF pega o classificado do duelo entre Globo-RN ou Internacional-RS na segunda fase, fora de casa. Já quem avançar entre Rio Branco-AC e Vila Nova-GO encara o Maricá-RJ ou o Guarani-SP, também fora de seus domínios.

PUBLICIDADE