Na manhã desta segunda-feira (24), o deputado estadual Jenilson Leite (PSB) levou seu filho, João Pedro, de 8 anos, para tomar sua primeira dose da vacina contra a Covid-19, na Unidade Básica de Saúde Gentil Perdono, no Conjunto Esperança, em Rio Branco.
O pequeno aguardou ansioso a sua imunização e ao final ainda pareceu surpreso com o processo quase indolor: “Sério, é só isso?”.
O deputado, que também é médico infectologista e durante o período mais crítico da pandemia se afastou do parlamento para atuar na linha de frente de combate ao coronavírus, reforçou a importância da imunização como meio mais eficaz de proteção contra a forma grave da covid-19.
“Já salvei muitas vidas dentro de UTI’s em meio a essa pandemia, mas a maneira mais eficiente de salvar vidas é vacinando quem a gente gosta”, declarou Jenilson.
A Prefeitura de Rio Branco iniciou na semana passada a vacinação nas crianças entre 5 e 11 anos e havia adotado de vacinação por idade iniciando aos 11 e a intenção era ir baixando a idade aos poucos, mas com a baixa procura – até o final de semana apenas apenas 1.019 crianças haviam sido imunizadas – a Secretaria Municipal de Saúde decidiu liberar para todo o público nesta segunda-feira.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Capital, Socorro Martins, alertou recentemente que o número de crianças se contaminando pelo coronavírus está alto e, muitas vezes, os casos se agravam e podem levar a hospitalização.
Depois de vacinar o filho, Jenilson pediu que os pais façam o mesmo pelas suas crianças. “É importante que todos os pais levem seus filhos, ainda não estamos livres desse vírus e só iremos ficar livres quando todas as pessoas estiverem vacinadas e nossas crianças não podem ficar de fora”.
Ao todo, cinco unidades foram disponibilizadas para vacinação exclusiva em crianças na faixa de 5 e 11 anos. Apesar do esquema necessário para evitar a contaminação das crianças, ou erro na aplicação do imunizante correto, já que as doses pediátricas da Pfizer-BioNTech são diferentes das aplicadas em adultos, o deputado Jenilson observou que é necessário reforçar a equipe de saúde nestas unidades.
“A nossa espera não foi longa, mas há pessoas que chegam e precisam esperar muito, observamos que há poucos profissionais e algumas unidades lotadas. Então o poder público precisa reforçar o time de servidores para que esse processo de vacinação das nossas crianças possa avançar o mais rápido possível e com o início de um novo ano letivo, possamos ter vacinado o maior número de crianças”, destacou Leite.
As Unidades de Saúde da Família (USF) disponíveis para vacinação exclusiva de crianças de segunda-feira a sexta-feira, com horário de funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 16h, são:
– USF Manoel Bezerra, Cidade do Povo;
– USF Gentil Perdomo da Rocha, Conjunto Esperança;
– USF Dr. Mário Maia, Cidade Nova (Em frente a Praça da Juventude);
– USF Maria Áurea Vilela no Cadeia Velha;
– USF Maria Verônica, Bairro Preventório.