25.3 C
Rio Branco
19 maio 2022 6:23 pm

Em Rio Branco, 30% dos profissionais da Urap Vila Ivonete testaram positivo para Covid-19

Segundo a gestora da Unidade, a falta de profissionais é o motivo pelo qual os atendimentos e testagem estão ocorrendo de forma lenta. No entanto, já foi solicitado uma médica e um enfermeiro para auxiliar nos serviços

POR RENATO MENEZES, PARA CONTILNET

Última atualização em 19/01/2022 11:23

Lotado. Esta é a situação da Unidade de Referência a Atenção Primária (Urap) Vila Ivonete na última terça-feira (18), localizada próxima ao Horto Florestal da capital. Tanto dentro como fora da Urap, as pessoas aguardam para fazer testes de Covid-19.

A gestora da Unidade, Franciana Dantas, disse ao site Ac24horas que a situação se intensificou na Urap tanto em decorrência do aumento de casos na cidade, como porque a equipe está reduzida, tendo em vista os casos de contaminação de profissionais da unidade.

“Essa fila enorme em frente à unidade é só para teste de Covid. Dos profissionais da Urap, pelo menos 20 a 30% deles testaram positivo. Nós só temos um profissional fazendo os testes, e ele faz a testagem, o laudo e em seguida tem que colocar no sistema para fazer a contagem que sai diariamente. Cada procedimento leva de 20 a 30 minutos, isso significa que cada pessoa leva de 20 a 30 minutos na sala com ele”, destacou.

A profissional comentou também que, por conta do aumento expressivo da procura pelos serviços da unidade, já foi solicitado uma médica e um enfermeiro para tentar suprir às necessidades do momento. “Nós estamos dando nosso máximo aqui, temos testes, antígenos, só não temos profissional”, frisou.

Franciana falou ainda que o que foi observado, dentre as pessoas que procuram atendimento, é de que quem está desenvolvendo a forma grave da doença são aqueles que não se vacinaram, ou que tomaram apenas a primeira dose.

Segundo ela, a maioria das pessoas que comparecem à unidade com relação à Covid-19 são assintomáticas ou com sintomas leves. “A nossa orientação é: se acalmem. Estamos passando por um surto. Usem máscara, cuidado com os idosos, usem álcool gel e evitem aglomeração”, complementou.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Receba nossas notícias em seu email

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 5.914 outros assinantes

Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.