Realizar uma cirurgia plástica requer uma planejada programação e nem sempre isso é uma tarefa simples para todos. Além dos exames necessários, o período de cuidados no pós-operatório é um item que preocupa, pois pode se prolongar por vários meses. Entretanto, alguns procedimentos têm chamado a atenção pela rápida recuperação, como é o caso do fast track recovery ou R24R (Real 24 Recovery).
O fast track recovery, como o próprio nome sugere, possibilita uma rápida recuperação para mulheres que se submetem ao implante de próteses de silicone. Neste artigo, vamos entender como é o procedimento, seus cuidados e indicações. Confira:
Fast track recovery: o que é?
A cirurgia de fast track recovery é uma técnica que permite a recuperação rápida para pacientes que passam por um implante mamário. Ela é utilizada em outros procedimentos cirúrgicos, mas tem sido muito requisitada em mamoplastias pelos ótimos resultados que tem gerado na recuperação pós-operatória.
A técnica funciona na utilização de uma anestesia de forma diferente, evitando que o paciente acorde com dores, como é comum nos procedimentos cirúrgicos padrões, causando menos traumas ao corpo.
Ele se diferencia de outras cirurgias de mamoplastia, pois a prótese é colocada abaixo do músculo, o que evita que as pacientes possam deslocar a prótese por algum movimento, restringindo-a e garantindo sua segurança através de um suporte de sutiã interno.
Com isso, o método possibilita que as pacientes sejam operadas de manhã e liberadas para ir para casa após 4 horas. Mas para obter esses resultados, é preciso seguir um protocolo que se enquadra em 3 itens fundamentais:
- Que a cirurgia tenha sido pouco traumática;
- Hemostasia prospectiva;
- Anestesia sem ressaca.
Quem pode realizar a cirurgia de fast track recovery ou R24R?
A opção pela técnica é definida antes da cirurgia, quando o médico especialista avalia a paciente de acordo com suas condições de saúde e qualidade de vida, para então definir se o método é indicado.
Geralmente, esse tipo de procedimento é mais indicado para pacientes que precisam retomar suas atividades rapidamente ou que não terão ajuda após a cirurgia. Entretanto, como dito acima, dependerá da avaliação do especialista.
Além disso, é fundamental que a paciente se comprometa com os procedimentos pós-operatórios, para garantir uma rápida recuperação. Entre esses procedimentos, é possível listar:
- A paciente deve continuar realizando exercícios de movimentação diariamente;
- Deve retomar a rotina de trabalho ao poucos (indica-se 3 dias depois da cirurgia);
- Não se expor ao sol para realizar suas atividades por um período de 3 meses.
O procedimento também possui algumas contra-indicações para esse tipo de cirurgia, como:
- Não é indicado para todas as pacientes que querem fazer outras cirurgias de mama, como mastopexia ou redução de seios.
- É indicada para cirurgias de próteses de silicone menores, o que diminui o risco de extrusão da prótese.
- Caso a paciente tenha muita flacidez nas mamas ou deseje usar um tamanho de prótese maior, a técnica não será indicada.
Outras vantagens da mamoplastia R24R
A mamoplastia de fast track recovery (ou R24R) traz outras vantagens além da sua rápida recuperação, tais como:
- Maior sustentação do implante, pois é colocado parcialmente entre o músculo do peitoral e atrás da glândula mamária.
- Transição mais suave do seio ao tórax, conferindo um resultado estético mais natural.
- Menor tempo de cirurgia e diminuição do tempo de anestesia e uso de medicamentos.
Onde surgiu a cirurgia de fast track recovery?
A técnica é uma adaptação de um modelo de tratamento, conhecido como “24 horas de recuperação”, criado pelo médico americano John B. Tebbets, em 2002.
O estudo levou mais de 5 anos para ser desenvolvido e trouxe um refinamento das técnicas para a realização da mamoplastia.
Tebbets é reconhecido e virou um marco, pois sua pesquisa trouxe importantes informações para a padronização do preparo dos pacientes para cirurgias e também para a rotina de anestesia.
Conte sempre com profissionais capacitados para realizar a cirurgia
Essa cirurgia deve ser feita de maneira muito assertiva e com muita perícia. Durante o procedimento, o profissional deve realizar o menor número de movimentos possíveis e minimizar ao máximo qualquer possibilidade de sangramento para que haja uma redução do trauma cirúrgico e diminuição significativa da inflamação pós-operatória.
Por isso, conte sempre com profissionais qualificados para realizar a cirurgia de fast track recovery e realmente desfrutar de uma cirurgia sem muitos efeitos colaterais e com uma recuperação realmente veloz.