Um novo Acre começa se desenhar a partir da transformação na infraestrutura do Estado. Em 2021, o governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), fez investimentos de mais de R$ 200 milhões em obras públicas.
Em diversas localidades há um canteiro de obras, muitos deles com construções que impactam positivamente o cotidiano do trânsito das cidades.
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“A chegada do governo Gladson com essas obras nos municípios garante a trafegabilidade e a qualidade de vida de famílias que necessitavam vender seus produtos nos mercados municipais. Também propiciou o acesso a serviços essenciais, como ir à escola ou receber atendimento no posto de saúde. E, quando realizamos esse trabalho, todos são contemplados: é o produtor que ganha, é o consumidor que vai ter o produto na mesa, é a dona de casa que vai conseguir se deslocar até a cidade”, enfatiza o presidente do Deracre, Petronio Antunes.
O governo do Estado recebeu, por meio de convênios com o governo federal, uma frota de 90 máquinas pesadas para serem empregadas na execução de obras de infraestrutura urbana e rural nos municípios acreanos.
Foram enviados R$ 36,7 milhões em equipamentos como escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, pás carregadeiras, retroescavadeiras, tratores de esteira, caminhões basculantes e semirreboques.
Dessa forma, o Deracre atuou na formalização de convênios com as prefeituras dos municípios, com recursos garantidos pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), por meio de emenda da bancada federal do Acre.
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Além disso, foram repassados ao governo do Estado, por meio da bancada federal, cerca de R4 94 milhões para melhoramento de ramais. De janeiro a dezembro, mais de 3,3 mil quilômetros de ramais foram recuperados em todo estado, sendo investidos mais de R$ 47 milhões no melhoramento das estradas vicinais.
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“Todas essas obras totalizam mais de três mil quilômetros. Realizamos a recuperação dos pontos críticos, fizemos a instalação de bueiros, melhoria das vias e limpeza das saídas de água”, relata o diretor de Operações do departamento, Ronan Fonseca.
O Deracre também trabalhou na recuperação dos portos e aeródromos do Acre, onde foram aplicados mais R$ 19 milhões em serviços de recuperação das pistas de pouso, cercamento, sinalização e troca de telhados, além das readequações de guichês, reforma de banheiros, construção de locais com acessibilidade e pintura de terminais de passageiros.
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Por determinação do governador Gladson Cameli, foram destinados R$ 16 milhões para reforma e manutenção de cinco aeródromos (Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá, Jordão e Feijó). Também foram executados mais de 237,9 metros de pontes, sendo investido um total de R$ 3,5 milhões em trabalhos.
“Além dos ramais, recuperamos as pontes que estavam deterioradas e, graças ao empenho dos agentes técnicos do Deracre e da união de todos, conseguimos garantir mais acesso para essas famílias”, afirma o diretor de Desenvolvimento Regional do Deracre, Tony Roque.
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Nas rodovias estaduais, o Deracre trabalhou em reparos e adequações em 185 quilômetros, com investimento de mais R$ 15 milhões para serviços de adequação, recuperação, manutenção e conservação das rodovias. Além disso, o governo do Acre, por meio do Deracre, trabalhou na revitalização das sedes do órgão em Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Feijó e garantiu a reforma de duas usinas móveis e reestruturação de sete balsas.
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São obras que beneficiam todas as cidades do Acre. Seja no Vale do Juruá, com avanço da duplicação da AC-405, no melhoramento de 700 quilômetros de ramais e na reforma do Posto Policial em Cruzeiro do Sul; em Rodrigues Alves, com serviço de tapa-buracos na AC-407, retomada da obra de construção do canal urbano a céu aberto de 250 metros e entroncamento AC-407 (rotatória); em Porto Walter, na revitalização do aeródromo; e em Mâncio Lima, no melhoramento do Ramal do Moa Velho.
Na regional do Purus, o governo Gladson Cameli garantiu melhoramento de mais de 800 quilômetros de ramais em Sena Madureira e entregou a estrada do Ramal Mário Lobão, onde foram investidos cerca de R$ 1,3 milhão, na execução de serviços de melhoramento, recuperação e aplicação de microrrevestimento, com objetivo de propiciar mobilidade aos comunitários e gerar desenvolvimento à região.
Para a regional do Alto Acre, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio do governo do Estado, destinou mais de R$ 60 milhões em obras para o contorno do anel viário de Brasileia-Epitaciolândia, tendo sido iniciada a concretagem dos primeiros blocos de fundação da ponte.
Para o presidente do Deracre, Petronio Antunes, essa empreitada “é um esforço do governador Gladson Cameli pelo bem do povo acreano; a obra fará a interligação entre Brasileia e Epitaciolândia e será uma saída para o mercado internacional”.
Em 2021, o governo do Estado realizou convênio, por meio do Programa Emergencial de Apoio aos Municípios, para ações emergenciais no enfrentamento do pós-enchente. O município de Brasileia recebeu R$ 500 mil, para Assis Brasil foram destinados R$ 218 mil, para Epitaciolândia foram enviados R$ 174 mil e para Xapuri garantidos R$ 107 mil.
No Purus, o Estado realizou serviços de manutenção no aeródromo de Xapuri, encaminhou ordem de serviço para início da obra da Estrada da Variante, conhecida como Estrada das Laranjeiras, sendo investidos R$ 25 milhões no asfaltamento de 17,5 quilômetros da via, além da operação tapa-buracos na Estrada da Borracha (AC-485), e uma nova rampa de acesso para comunidade do Ramal Tabocal no município.
No Baixo Acre, o Deracre atuou no melhoramento de mais de cem ramais em Rio Branco. Foram recuperados, em 2021, mais de 600 quilômetros em estradas vicinais na capital e investidos R$ 11,2 milhões para garantir serviços de regularização de plataformas, execução de aterros em pontos críticos e abaulamentos com saídas d’água.
Para a execução dos serviços, foram utilizados 29 equipamentos, entre máquinas destinadas pelo governo federal, como tratores-esteiras, motoniveladoras, pá carregadeiras, caminhões-caçamba, retroescavadeiras e carros de apoio. A quilometragem recuperada nos ramais dos projetos de assentamento foi a seguinte: Oriente, 247 km; Carão, 146,7 km; Barro Alto, 26,2 km; Figueira/Ribeirinhas, 167,2; e Moreno Maia, 13 km. Além disso, foram construídas cerca de 82 pontes nos ramais.
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Na capital, o órgão trabalhou na pavimentação asfáltica do Parque Industrial e do estacionamento do Centro Integrado de Segurança Pública e Justiça (Cieps), ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp). Os agentes técnicos da autarquia realizaram ações tapa-buracos na rodovia AC-40, trecho da Via Chico Mendes, no Segundo Distrito de Rio Branco.
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No município de Capixaba, a autarquia garantiu serviços de tapa-buracos no ramal Antônio Costa e realizou melhorias no ramal Buriti. No intuito de melhorar a trafegabilidade e o escoamento da produção agrícola, o governo do Acre realizou a pavimentação do Ramal Nabor Júnior, em Senador Guiomard. Os agentes técnicos do Deracre atuaram no melhoramento da estrada, com serviços de revitalização de pontes de madeira, reestruturação do ramal, limpeza e estabilização da estrada vicinal.
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Em Acrelândia, o governo Gladson atuou no melhoramento de 11,7 quilômetros do Ramal Granada. Em Plácido de Castro, o Deracre tem continuado com execução de calçada, meio-fio, sinalização horizontal e vertical e iluminação do acesso à Vila Puerto Evo Morales na Bolívia. O órgão garantiu a construção da nova ponte de madeira sobre o Igarapé Rapirrã.
Em Porto Acre, o governo tem trabalhado na construção de duas das novas rampas e duas escadarias de acesso ao Rio Acre. Na cidade, foi construída uma nova ponte de madeira sobre o Rio Andirá, localizada no Ramal dos Paulistas, na Vila do V. Foram investidos em melhorias R$ 350 mil para a ponte de madeira e 18.824 pessoas passaram a ser beneficiadas. Além disso, o Deracre tem trabalhado na manutenção da estrada AC-10, que interliga Rio Branco a Porto Acre. No Bujari, a parceria entre governo e prefeitura garantiu a operação tapa-buracos no intuito de melhorar o tráfego das ruas do município.
Na regional Tarauacá-Envira, o governo do Acre garantiu a recuperação do aeródromo de Tarauacá, que segue em fase de conclusão. Foi investido um montante de R$ 2 milhões em serviços de recuperação da pista de pouso, sinalização, pintura e adequação do espaço. Além disso, na cidade foram realizados serviços de tapa-buracos na Avenida Avelino Leal.
Em Feijó, o governo do Estado continua com plano de recuperação da pista de pouso e o aeródromo entrou em fase finalização. Os trabalhos na estrada vicinal Ramal Joaquim Sousa, que vai ligar Feijó à cidade de Envira, no Amazonas, um trecho de 56 quilômetros retomou com a reabertura, após a obtenção de licença ambiental.
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Já no município de Jordão, a reforma em R$2,4 milhões do aeródromo tem seguido as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e projeto de recuperação tem continuado. O Deracre garantiu apoio logístico à equipe do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) na cidade. A ação deu mais agilidade no encaminhamento de insumos e demais materiais para atender à população.
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Para beneficiar o Acre com melhorias, o governo Gladson Cameli atua de forma eficiente e transparente no uso dos recursos, públicos e conta com a parceria do governo federal, emendas de parlamentares, Dnit e BNDES.
O governo do Acre segue em parceria também com as prefeituras municipais, no intuito de garantir a execução e entrega nos prazos estabelecidos, bem como se propõe a acompanhar de perto a qualidade dos serviços. O envio de recursos para os municípios reflete o comprometimento com os acreanos e com o desenvolvimento do estado.
O Deracre trabalha pelo Estado no intuito de garantir mais mobilidade para os produtores agrícolas, bem como de promover o progresso e desenvolvimento sustentável. O compromisso com a população tem sido conduzido com responsabilidade social e respeito a todos os acreanos.