Em Rondônia mais de 700 pessoas privadas de liberdade devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) que começa neste domingo (9). O segundo dia de provas é 16 de janeiro.
Conforme apontado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), participar do exame contribui como medida de ressocialização. As provas acontecem em todo o país nas penitenciárias, centros de detenção provisória e instituições de medidas socioeducativas. Em Rondônia aproximadamente 30 unidades prisionais estão envolvidas.
Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease) também prestarão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro. No estado 55 estão inscritos.
Segundo informado pela Fease, viabilizar o acesso à educação para os socioeducandos contribui para a transmissão de conhecimentos, para a formação dos adolescentes e a ressignificação do convívio social.
A edição regular do Enem aconteceu nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.
Reaplicação
Também fazem as provas em janeiro os alunos que faltaram ao exame em novembro por um motivo justificado e tiveram o pedido de reaplicação aprovado.
Além dos participantes que tinham isenção da taxa de inscrição, faltaram à prova em 2020 e tinham perdido o direito de se inscreverem de novo gratuitamente.