Pico de nova onda de Covid-19 e gripe no AC deve se estender até o fim de março, diz Sesacre

A secretária de Saúde do Estado, Paula Mariano, apresentou nesta quarta-feira (12) à governadora em exercício Waldirene Cordeiro uma atualização panorâmica sobre a situação epidemiológica em que vive o Acre, diante do aumento de casos de gripe e covid-19.

Os dados mostram que a sazonalidade com o aumento dos casos de internações pelas duas doenças desenvolve-se entre a segunda quinzena de janeiro e a segunda quinzena de março.

A previsão é de que o pico se estabeleça em fevereiro e comece a baixar no fim do mês de março, de acordo com a titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

Em seu discurso, Mariano enfatizou a importância da vacinação contra os vírus.

“Estamos recebendo um aumento significativo da procura nas unidades de saúde por conta da gripe e de casos da covid-19. Estamos orientando que procurem o Into [Instituto de Traumatologia e Ortopedia], unidade de referência para o tratamento de síndromes respiratórias. Também estamos frisando sobre a importância da vacinação. Trata-se da forma mais eficaz que temos de virar essa página e evitar cenários mais críticos”, explicou a gestora em entrevista à Agência de Notícias do Acre.

“A maioria dos casos graves de internação que chegam ao Into são de pessoas que não se vacinaram ou que não completaram o esquema vacinal orientado pelo Ministério da Saúde. Esse dado faz parte de um levantamento feito pela própria secretaria. Além de mutirões, o governo tem se empenhado em levar as doses da vacina contra a covid-19 mesmo em locais de difícil acesso, para garantir a imunização do maior número de pessoas possível”, finalizou.

Cordeiro, que assume interinamente o governo até o retorno de Gladson Cameli, garantiu que a reunião foi proveitosa e muito importante para a elaboração de novas estratégias por parte do executivo.

“A reunião foi proveitosa, pudemos ter uma avaliação da atual situação em que se encontra o Acre, relacionado à covid e à gripe, fizemos um apanhado das ações e estamos atentos às movimentações futuras. Acredito que se a população colaborar não precisaremos passar pelo que já passamos, seja mantendo os cuidados, usando máscaras e mantendo a vacinação em dia”, frisou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost