A situação do município do Jordão, no interior do Acre, despertou mais do que a solidariedade, mas também a preocupação de muitas autoridades do estado.
As fortes chuvas que atingiram a localidade, causou uma enchente de grandes proporções, deixando 70% do município embaixo d’água. Apesar de uma vazante que fez com que o rio Jordão recuasse em mais de 4 metros nas últimas 24h, saindo da cota de transbordamento, a situação ainda é de alerta.
Ainda na segunda-feira (21), o deputado Jenilson Leite (PSB), começou uma articulação para ajudar as vítimas com emendas parlamentares. Em ligação ao presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Júnior, o parlamentar pediu ajuda do poder legislativo nesta articulação. O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) também reforçou o time e com isso, o secretário de Planejamento, coronel Ricardo Brandão, vai se reunir com os parlamentares logo mais, ao fim da sessão ordinária desta terça-feira (22).
O objetivo é esclarecer o que pode ser feito para que emendas sejam destinadas imediatamente para o auxílio das vítimas da cheia. O deputado Jenilson se adiantou e ontem mesmo foi à Secretaria de Fazenda para tentar realocar emendas suas que não foram executadas por outras áreas para o município.