Após atritos com clã Bolsonaro, China trocará embaixador no Brasil

China trocará seu embaixador no Brasil nas próximas semanas. No cargo desde o final de 2018, o atual embaixador Yang Wanming deixará o posto ainda em março.

O diplomata chinês já começou a se despedir de autoridades brasileiras. Na manhã sexta-feira (25/2), por exemplo, se reuniu com o vice-presidente Hamilton Mourão para comunicar o término de sua missão no Brasil.

Após o encontro com Mourão, o embaixador foi até o Itamaraty para se despedir do ministro das Relações Exteriores brasileiro, Carlos França. Os chineses ainda não anunciaram o nome substituto.

Atritos com o clã Bolsonaro

A troca do chefe da embaixada da China em Brasília ocorre após o presidente Jair Bolsonaro ter pedido ao regime chinês para trocar o embaixador no Brasil ao menos duas vezes em 2020.

Os pedidos do governo brasileiro foram feitos após atritos e bate-bocas vias redes sociais entre o diplomata chinês e o deputado Eduardo Bolsonaro, filho “03” do presidente da República.

Desde então, no entanto, a China vinha ignorando os pedidos do Palácio do Planalto. Em março de 2021, o embaixador chegou a postar uma foto com Bolsonaro, sinalizando aproximação.

Leia mais em Metrópoles.

PUBLICIDADE