Uma boa notícia para quem tema cidade peruana de Cuzco como referência para passeios de turismo, um dos destinos mais procurados por brasileiros na América do Sul, e que está a pouco mais de mil quilômetros de Rio Branco, capital do Acre: a localidade contará com um vice-consulado do Brasil para atender demandas de turistas que visitam a região. O assunto consta da pauta do encontro do presidente Jair Bolsonaro com o presidente do peru, Pedro Castilho, nesta quinta-feira (3), em porto velho (RO).
A informação sobre o novo vice-consulado foi dada pela secretária-geral da Presidência da República. O presidente Jair Bolsonaro editou na quarta-feira (2) decreto que cria o órgão em Cuzco e converte em vice-consulado o Consulado do Brasil em Iquitos, também no Peru.
Essa última medida permite manter o atendimento consular na região da fronteira amazônica e o suporte às ações de cooperação, com redução de custos, sem prejuízo da qualidade dos serviços. Ambos os vice-consulados estarão subordinados à Embaixada do Brasil em Lima, capital do Peru. A instalação das novas repartições consulares ocorrerá após o aval do governo peruano.