O nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, subiu três centímetros nas medições feitas às 6h e às 18h pela Defesa Civil do município no último domingo (27). Isto é o que destaca o boletim divulgado nesta segunda-feira (28) acerca da cheia que já se aproxima dos 14 metros.
Ainda de acordo com o órgão em medição desta segunda, o rio subiu mais dois centímetros e se encontra com 13,90 metros, o que significa dizer que está com 90 centímetros acima da cota de transbordamento, que é de 13 metros, e 2,08 metros acima da cota de alerta, que é de 11,80 metros.
Até o momento, 320 famílias estão desalojadas, 50 famílias estão desabrigadas e duas estão em aluguel social. No total, 1.488 cruzeirenses de 11 bairros foram removidos de suas residências e 28 mil pessoas foram atingidas de alguma forma, seja diretamente com a água, seja com cortes de energia elétrica em bairros e comunidades rurais.
Os bairros atingidos, por sua vez, foram: Saboeiro, Cruzeirinho Novo, São Salvador, Manoel Terças, Lagoa, Beira Rio, Várzea, Remanso, Cobal, Miritizal e Olivença.
Pelo menos 213 pessoas estão em abrigos organizados em escolas pela Defesa Civil do município. Somente na escola Marcelino Champagnat, por exemplo, 10 famílias estão abrigadas. Outras instituições como a escola Thaumaturgo de Azevedo (08 famílias), Corazita Negreiros (08 famílias) e Maria Lima (09 famílias) também foram cedidas para as pessoas atingidas.