Um novo concurso para a Receita Federal pode ser autorizado até março. No pedido pelo certame estão previstas 699 vagas para os cargos de Auditor e Analista.
A distribuição foi feita da seguinte forma:
- 230 para Auditor-Fiscal; e
- 469 para Analista-Tributário.
É importante ressaltar que, apesar do quantitativo solicitado, o número de convocados pode ser maior. Conforme apurado pela equipe de jornalismo do Direção Concursos, as nomeações podem se estender pelos anos de 2022 e 2023, com o quantitativo total de 873 aprovados. Veja mais informações aqui!
Além do ótimo salário inicial para os cargos, o que chama a atenção de muitos candidatos é a possibilidade de trabalhar em diversas regiões do país.
Os aprovados poderão ser lotados nas unidades centralizadas dos Estados do AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO. Sendo:
- 39 portos organizados;
- 34 unidades de fronteira;
- 36 terminais aeroportuários de cargas;
- 33 terminais aeroportuários de passageiros;
- 27 pontos de fronteira alfandegados;
- 33 terminais aeroportuários de passageiros;
- 5 centros de distribuições de remessas postais internacionais;
- 3 polos de processamento de remessas expressas; e
- Dezenas de unidades de controle aduaneiro.
Além disso, os novos servidores poderão ser lotados em uma das 551 unidades descentralizadas, conforme o mapa a seguir:
É claro que o candidato tem alguma região de interesse, porém é necessário dizer que as vagas do novo edital podem ser destinadas às regiões de fronteiras.
Esse motivo, inclusive, foi um dos principais fatores que levaram o órgão a se movimentar pelo certame, visto que o concurso é necessário para viabilizar a remoção de servidores que estão na fronteira.
As lotações mais comuns para os novatos são:
- Cidades de fronteira: fronteiras do Sul (Chuí, Foz do Iguaçu etc), Centro-Oeste (Ponta-Porã) e Norte (Pacaraima, Tabatinga etc);
- Capitais da região Norte: Manaus (sempre com muitas vagas), Porto Velho, Palmas, Boa Vista etc. Apenas Belém não costuma ter vagas para os novatos;
- Outras capitais e grandes centros: cidades como Cuiabá, Brasília e São Paulo, Rio Grande/RS, Lages/SC;
Como mudar de cidade?
Para chegar à cidade desejada, o servidor precisa passar pelo processo de remoção interna. Para tal, é realizado um concurso interno, que leva em conta os seguintes requisitos para definir quem terá preferência na escolha por uma nova lotação:
- tempo que o servidor trabalha na Receita Federal;
- tempo que o servidor está na cidade que quer ir embora;
- peso do local onde o servidor está lotado.
É importante dizer que o peso de cada localidade é definido pela dificuldade de lotação na cidade. São levados em conta fatores como o custo devida, distância de centros importantes e etc. Cidades de fronteira e algumas capitais do norte tendem a ter pontuações maiores, enquanto que grandes centros urbanos tendem a ter pontuação menor.
Há também a possibilidade da remoção para exercer alguma função em especial.
Resumo concurso Receita Federal
- Situação: solicitado – autorização até março
- Vagas: 699 solicitadas
- Remuneração inicial: Analista Tributário: R$ 12.142,39 (jan/2019, sem bônus); Auditor Fiscal: R$ 21.029,09 (jan/2019, sem bônus).
- Banca: não definida
- Escolaridade: Ensino Superior
- Cargo: auditor fiscal federal e analista
- Link do último edital para auditor
- Link do último edital para analista