Líderes religiosos orientam fiéis a não se vacinarem contra Covid-19 e 3 estão em estado grave no INTO

O médico infectologista Thor Dantas usou as redes sociais nesta sexta-feira (11) para fazer um alerta acerca do perfil de alguns internados no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC): pessoas frequentadoras de templos religiosos que não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19.

Segundo ele, alguns líderes de igrejas influenciam os fieis de forma negativa, para que estes não se vacinem. O infectologista falou ainda que já chegou a ver até médicos que se posicionam contra o imunizante. “Tá cheio de antivacina assim por aí, incluindo médicos. Falam para as pessoas não se vacinarem, mas se vacinam escondido”.

“Três pacientes transferidos da Fundhacre para o Into com Covid grave. Um foi intubado. Todos sem vacina. Segundo eles, não vacinaram porque o líder religioso deles disse que não era pra vacinar. Será que pelo menos ele foi coerente e também não se vacinou? Ou fez uma coisa e recomendou outra?”, escreveu.

Dantas destacou, portanto, que são minorias religiosas que acabam ocasionando tais transtornos à saúde coletiva. Enfatizou, inclusive, que já chegou a receber uma mensagem de um líder que tomou medidas restritivas em uma igreja para que os fiéis se vacinem.

“Que fique claro: certamente é a minoria dos líderes religiosos que cometem essa barbaridade. Recebendo aqui mensagem de um pastor que me diz: ‘Dr. lá na minha igreja está “proibido” quem não se vacina frequentar o culto’. Parabéns! Um bom Pastor cuida bem de seu rebanho!”, finalizou.

COVID-19 NO ACRE

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) registrou 956 casos de infecção por Covid-19 na última sexta. O número de infectados subiu para 110.373 em todo o estado. Segundo dados do Portal da Transparência, 80% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados. Ou seja, dos 30 existentes, apenas seis estão vagos.

PUBLICIDADE