Segundo o levantamento feito pelo Setor de Estatística e Análise Criminal da Polícia Militar, 45 mortes foram registradas em vias estaduais no ano de 2021. Em comparação com o ano anterior, onde 62 pessoas foram vítimas em acidentes de trânsito, o Acre diminuiu em 27% o número de óbitos.
Além disto, o relatório fala também que houveram reduções em acidentes sem vítimas fatais. No entanto, houve uma alta de 127% nos números de pessoas dirigindo embriagadas se comparados com 2020.
Sobre isto, um estudo feito ainda em 2020 pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra) revelou que 53,7% dos motoristas envolvidos em acidentes são negligentes no trânsito, sendo 30,7% por infrações às leis de trânsito.
Dentre as infrações mais frequentes e que, consequentemente, geram mais vítimas fatais, estão: falta de atenção, desobediência à sinalização, dormir ao volante, ultrapassagem indevida e defeito mecânico no veículo. Outros pontos do Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro, por sua vez, enfatizam que animais na pista e defeito nas vias também contribuem para os índices.