Trabalhadores da Saúde no Acre decidem deflagrar greve por tempo indeterminado

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (18), os representantes dos sindicatos da Saúde do Acre convocaram servidores e decidiram que entrarão em greve por tempo indeterminado em todo o estado.

Segundo a categoria, que disse que o Governo vem descumprindo as promessas feitas, as negociações por parte dos governantes foram interrompidas. Para o Sindmed-AC, o objetivo desta greve é de conseguir alguma garantia de que haja o comprimento dos acordos feitos no ano passado, mais precisamente em junho, quando assinaram um documento onde se comprometem em garantir, dentre as reivindicações, concurso público e pagamento do adicional de insalubridade aos profissionais em decorrência da pandemia de Covid-19.

Eles acreditam ainda que os gestores estão demorando nas negociações para que o prazo possa ser emperrado pelo calendário eleitoral de 2022, já que de acordo com as leis do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o governante não pode proporcionar avanços enquanto estiver em período de campanha.

A previsão é de que a greve se inicie no dia 08 de março, com finalização quando o Governo cumprir as promessas, tais como etapa alimentação e a reforma do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR). Segundo o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici, que afirmou que 40% dos médicos vão paralisar, a ideia é de que os trabalhadores da saúde sejam devidamente valorizados.

“A proposta é realmente demonstrar a verdadeira valorização dos trabalhadores da saúde que estão sendo esquecidos pelo governo do estado, esses mesmos servidores que estão dando a vida para salvar as pessoas durante a pandemia, mas que estão sendo ignoradas pelos gestores no momento que mais precisam de apoio”, protestou.

O movimento deverá envolver cerca de oito entidades, entre o Sindmed-AC, Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sintesac), Sindicato dos Enfermeiros (SEE/AC), Sindicato dos Odontólogos (Sinodonto), Sindicato dos Condutores de Ambulâncias (Sindconam), Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Acre (Spate), Sindicato dos Farmacêuticos (Sindifac) e Sindicato dos Biomédicos (Sinbiomed).

PUBLICIDADE