Concurso Mapa 2022 pode ter edital com 350 vagas de auditor

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento poderá realizar ainda este ano um novo concurso Mapa para efetivos. A previsão é abrir 350 vagas de auditor fiscal agropecuário.

Desse total, seriam 20 destinadas ao cargo de farmacêutico. A informação é do presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), Janus Pablo Macedo.

“Temos um concurso projetado para um cenário futuro. A ministra (Tereza Cristina) reforçou o pedido ao Ministério da Economia com 350 vagas para auditores sendo 20 vagas para farmacêuticos”, diz.

As demais vagas deverão ser divididas por diversas outras áreas do auditor. Em nota, o Conselho Federal de Farmácia confirmou a fala do presidente que foi dada durante a 514ª Reunião Plenária do próprio CFF. O encontro aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro.

De acordo com o representante, este é um setor em alta e que deve demandar novos servidores, especialmente com o avanço do agronegócio.

Por que concurso Mapa terá vagas para farmacêuticos?

De acordo com o conselho, Janus enfatizou do porque serem reservadas oportunidades para farmacêuticos, pois há grande necessidade de composição do quadro, haja vista que muitos se aposentam.

“Nós estamos com essa expectativa que o concurso se realize ainda neste ano de 2022 com um número aproximadamente de 20 vagas para farmacêutico para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário. O farmacêutico é responsável pelo controle e garantia da qualidade dos alimentos produzidos pelo nosso País. além de fiscalizar também a fabricação e comercialização dos produtos veterinários, podendo também atuar na adidância agrícola, ou seja, no exterior. O papel desse profissional dentro no Ministério da Agricultura é muito amplo e promissor“, comentou o presidente do ANFFA Sindical.

Quais serão as outras áreas ofertadas?

Ainda não se sabe quais serão as outras áreas contempladas no concurso Mapa de auditor. O se sabe é que são cinco formações possíveis e, além do farmacêutico, há: médicos veterinários, químicos, engenheiros agrônomos e zootecnistas.

Vale lembrar, no entanto, que um concurso Mapa ainda depende de autorização formal do Ministério da Economia para ser realizadao.

Mapa tem feito pedidos por novos concursos

O Ministério da Agricultura tem feito pedidos de concurso Mapa frequentemente ao Ministério da Economia. O mais recente foi para 280 vagas, sendo 180 para auditores fiscais federais agropecuárias (sendo 150 agrônomos, dez zootecnistas, dez químicos e dez farmacêuticos), e 100 agentes de atividade agropecuária.

Os cargos de auditor têm exigência de nível superior e contam com ganhos de R$15.042,71. Já as oportunidades de agente de atividade agropecuária têm apenas o nível médio como requisito e iniciais de R$7.280,06.

Antes, o Ministério da Agricultura ao Ministério da Economia, em 2019, fez um pedido que foi negado. Na época, foram solicitadas 1.744 vagas, que estavam distribuídas por diversas carreiras, além do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vinculado à pasta.

Último concurso Mapa foi em 2017

último concurso para o cargo de auditor-fiscal agropecuário, na função de veterinário, aconteceu em 2017. Além da graduação em Medicina Veterinária, foi necessário o registro ativo nos conselhos regionais ou federal da categoria.

A seleção foi organizada pela banca Esaf e os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo 70 questões entre: Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, além de exames discursivos e de títulos.

O concurso Mapa 2017 segue válido até março de 2022. Além desse, em 2014, as pasta realizou uma seleção que foi prorrogada e teve sua validade expirada em 2016.

Na época, foram oferecidas 796 vagas, em cargos dos níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior. Com lotação em todo o país, mais de 412.118 candidatos se inscreveram.

Mapa tem edital iminente para temporários

Além do concurso para efetivos, o Mapa tem edital iminente para contratação temporária. A banca organizadora já foi definida e teve o seu contrato assinado. A seleção será organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro ( Idib ).

Idib e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ainda não divulgaram a data de lançamento do edital e demais eventos. Com o contrato assinado, o documento deve ser divulgado a qualquer momento.

O novo concurso Mapa para temporários terá uma oferta de 60 vagas para profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Veja distribuição das oportunidades:

  • analista de dados: nove vagas;
  • especialista em governança de dados: duas vagas;
  • analista em business intelligence: cinco vagas;
  • cientista de dados: duas vagas;
  • especialista em Big Data: duas vagas;
  • engenheiro de IA: duas vagas;
  • analista em interoperabilidade: nove vagas;
  • arquiteto em soluções: três vagas;
  • especialista em devOps: duas vagas;
  • analista de infraestrutura de TIC: seis vagas;
  • analista de processo: uma vaga;
  • analista de negócios (Gerente de Projetos de Soluções de TIC): 14 vagas;
  • analista de segurança da informação: três vagas.

Segundo a portaria autorizativa do concurso Mapa para temporários, publicada em outubro de 2021, o edital do processo seletivo tem um prazo de até seis meses para ser divulgado. Ou seja, até abril deste ano.

PUBLICIDADE