Independentemente da cidade e da flexibilização das medidas sanitárias diante da Covid-19, será obrigatório o uso de máscara na aplicação das provas do concurso TCU, marcadas para domingo, 13 de março. O comunicado foi publicado nesta quinta-feira, 10, pela Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora da seleção.
O município do Rio de Janeiro, por exemplo, tirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados no último dia 7. Mesmo assim, os candidatos deverão usar máscara nos locais de prova na cidade.
A organização do concurso do Tribunal de Contas da União explica que essa medida é para que as provas obedeçam às mesmas regras em todos os municípios de aplicação.
Confira o comunicado na íntegra publicado pela FGV:
“A Fundação Getúlio Vargas e o Tribunal de Contas da União avisam aos candidatos que, independentemente de flexibilizações de medidas sanitárias contra a Covid-19 em quaisquer cidades em que haverá aplicação de provas, a primeira etapa do concurso público será realizada em todas as capitais do País obedecendo rigorosamente as mesmas regras, portanto, fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscara facial, em atenção ao item 18.3 do edital de abertura:
18.3 O candidato deverá, durante todo o período de permanência no local, usar a máscara de proteção individual cobrindo nariz e boca simultaneamente. A recusa em utilizar a máscara corretamente implicará a eliminação da prova e a retirada do candidato do local de prova”.
Os locais de aplicação já estão disponíveis para consulta pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora da seleção. As provas objetivas são a primeira etapa do concurso TCU.
Os concorrentes deverão responder a 100 questões, distribuídas da seguinte forma:
Conhecimentos Gerais
► Bloco I (30 questões): Língua Portuguesa, Matemática Financeira, Controle Externo, Administração Pública.
► Bloco II (20 questões): Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Sistema Normativo Anticorrupção.
Conhecimentos Específicos
► Bloco I (25 questões): Estatística; Análise de Dados.
► Bloco II (25 questões): Auditoria Governamental; Contabilidade do Setor Público; Análise das Demonstrações Contábeis; Administração Financeira e Orçamentária; Economia do Setor Público.
A seleção ainda será composta por prova discursiva, marcada para o dia 22 de maio. Nessa etapa, os participantes deverão responder a duas questões de Conhecimentos Gerais em até 20 linhas cada, valendo 15 pontos cada.
Além de duas questões de Conhecimentos Específicos a serem respondida em até 20 linhas cada, valendo 15 pontos cada; e uma redação de peça de natureza técnica a ser elaborada em até 50 linhas, valendo 40 pontos.
Os classificados ainda serão convocados para o Programa de Formação, a ser realizado em Brasília DF com duração mínima de 120 horas.
Nesse período, serão passados conhecimentos necessários à carreira de auditor federal de controle externo.
Concurso TCU atrai mais de 19 mil inscritos
O concurso para ingresso no TCU reuniu o total de 19.932 inscritos para auditor federal de controle externo. O edital da seleção foi publicado em outubro do ano passado, com oferta de 20 vagas imediatas para o cargo.
Para se candidatar foi preciso ter ensino superior completo ou habilitação legal equivalente em qualquer área de formação. O salário inicial é de R$21.947,82 para jornada de 40 horas por semana.
A lotação dos aprovados será exclusivamente em Brasília, no Distrito Federal. As provas, porém, serão em todas as capitais.
Segundo o Tribunal de Contas da União, poderão ser realizados um ou mais cursos de formação de auditores no decorrer da validade do concurso (de dois anos, podendo chegar a quatro).
Essa decisão será tomada pela Administração do tribunal, mediante a necessidade de servidores e o orçamento disponível.
Os aprovados na primeira etapa do concurso, e que não forem classificados dentro do quantitativo de vagas definido no edital, integrarão a lista de cadastro reserva, em que poderão ser chamados para o programa de formação futuramente.
“A aprovação no certame é condicionada à participação em eventuais programas de formação futuros, cuja efetiva realização dependerá exclusivamente do interesse da Administração, observado o prazo de validade do concurso”, disse o tribunal.
Além do Tribunal de Contas da União, diversos outros órgãos preparam concursos pelo país. Por esse motivo, quem deseja ingressar no serviço público deve manter os estudos em dia.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material de apoio em PDF e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.