Pelo menos dez jovens do abrigo Drª Maria Tapajós, de Rio Branco, receberam certificação de curso promovido pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) na última terça-feira (16). A iniciativa, intitulada “Fuxico”, tem por objetivo atender as adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
O curso, ministrado por meio do Termo de Cooperação Técnica assinado entre o tribunal e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), faz parte do desenvolvimento do projeto Arte de Ser, da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAC e foi implementado em agosto do ano passado, com duração de dois meses e carga-horária de 30 horas.
O curso visa utilizar técnicas de costura para o desenvolvimento de peças artesanais com restos de tecidos.
Na cerimônia de reconhecimento do esforço das meninas, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, falou da importância da inserção destas jovens no mercado de trabalho com a possibilidade de montar o próprio empreendimento, além de servir também como terapia ocupacional.
“Essa atividade foi uma oportunidade para essas adolescentes se qualificarem. Uma ação que possibilita renda. Nosso interesse é que todas essas participantes se transformem e tenham sucesso”, comentou, falando que tratativas para a realização do curso de automaquiagem já estão sendo encaminhadas.