Um homem foi condenado a 19 anos de prisão após ter matado outro, durante uma discussão, na qual ele atingiu a vítima com um golpe de um vaso sanitário. O caso aconteceu no Centro de Manaus, em janeiro de 2020, e o julgamento aconteceu nesta semana. Cabe apelação.
Segundo a polícia, o homem agrediu o outro durante uma discussão no início da noite de 30 de janeiro daquele ano. Mais tarde, por volta das 19h40, o suspeito se envolveu em outra briga com outra pessoa, com quem também entrou em luta corporal.
Foi em meio a essa segunda briga – que virou uma confusão generalizada, com a participação de várias pessoas que estavam no local, onde há um terreno abandonado – que o suspeito agrediu o outro homem, golpeando-o na cabeça com um vaso sanitário e outros instrumentos. Segundo o MP, o réu agiu com sentimento de vingança em razão da discussão anterior que havia travado com a vitima.
Na fase de inquérito policial, o réu afirmou que participou de agressão à vítima acompanhado de mais dois colegas, utilizando-se de pau e pedras, mas atribuiu a uma outra pessoa a iniciativa de ter agredido a vítima com o vaso sanitário. Ele manteve essa versão em seu interrogatório, na fase de instrução processual.
Já no plenário do júri, durante o julgamento, o réu afirmou que apenas jogou um tijolo que atingiu a vítima no ombro, após a vítima ter lhe desferido um soco, mantendo a versão de que foi outra pessoa quem acertou a vítima na cabeça, com a bacia sanitária.
O homem estava preso desde a época do crime e terá o período de ano e dois meses abatido do tempo da sentença de 19 anos de prisão recebida. Como a pena recebida foi igual ou superior a 15 anos de reclusão, o juiz decretou a prisão do réu, e ele não poderá recorrer da sentença em liberdade.