Divulgada nesta quarta-feira (3), pelo site Poder360, de Brasília, pesquisa de opinião pública aponta que 52% dos entrevistados avaliam como “ruim” ou “péssimo” o trabalho do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas isso está longe de ser uma má notícia para os bolsonaristas: os números negativos estão caindo e a aceitação do presidente começa a se estabilizar, avalia a mesma pesquisa.
De acordo com os números, aqueles que consideram o desempenho do presidente como “ótimo” ou “bom” são 30%; 16% como regular; e 2% não souberam responder. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Levantamento anterior do mesmo instituto, divulgado no dia 17 de fevereiro, houve uma queda de quatro pontos percentuais em relação à avaliação negativa do trabalho de Bolsonaro — naquela ocasião, eram 56%. Já o percentual de entrevistados que consideram o trabalho do presidente “ótimo” ou “bom” oscilou dois pontos percentuais para cima — portanto, dentro da margem de erro. Eram 28% em 17 de fevereiro. Em relação aos que consideram regular também houve melhora em comparação com a primeira pesquisa do ano divulgada pelo PoderData, em 6 de janeiro.
O percentual daqueles que avaliavam negativamente o trabalho do mandatário caiu 5 pontos percentuais — eram 57%..Os que consideravam o desempenho dele naquela ocasião como “ótimo” ou “bom” eram 24%, ou seja, houve um aumento de 6 pontos. Aqueles que viam como regular eram 14%, portanto, houve oscilação de dois pontos para cima neste novo levantamento, dentro da margem de erro.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com 3 mil entrevistas, de 27 de fevereiro a 1º de março em 226 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é o de número BR 01570/2022.