A Academia do Oscar adiantou para esta sexta-feira (8) a reunião de seus diretores para definir possíveis sanções contra Will Smith por ter dado um tapa em Chris Rock durante a premiação. A reunião estava marcada inicialmente para o dia 18 de abril.
No dia 30 de março, os organizadores abriram um processo disciplinar contra WIll Smith. Eles deram um prazo de 15 dias para o ator se defender por escrito antes de definir se ele poderia ser expulso ou suspenso da entidade.
Como Will Smith renunciou no dia 1º de abril como membro da Academia, este prazo não é mais necessário, disse o presidente da entidade, David Rubin, em uma carta obtida pela rede de TV dos EUA “CNN”. Na reunião, os diretores vão definir se vai haver outro tipo de punição.
Will Smith pode perder o Oscar?
Entre as regras da Academia, existe a possibilidade de revogar o prêmio que Will Smith ganhou em 2022. De acordo com o site especializado “Deadline”, os diretores da entidade não cogitam tirar o prêmio do ator. Mas esta é uma informação de bastidores que não foi apresentada publicamente.
A única vez que a Academia revogou um Oscar foi quando o documentário “Young Americans” ganhou a estatueta em 1969, mas os organizadores descobriram depois que ele havia sido lançado antes do limite estipulado para concorrer à premiação, em 1967.
Veja abaixo as punições da história do Oscar: