Cobra albina? Surucucu raríssima é encontrada morta; veja o vídeo

Uma espécie rara de surucucu (Lachesis muta) foi encontrada morta em Guajará-Mirim (RO). A cobra, com pele predominantemente branca, é considerada extremamente rara por especialistas.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, que já conta com mais de 6 mil visualizações, é possível ver o animal com diversos machucados pelo corpo. O g1 conversou com um herpetólogo, biólogo especialista em cobras, Adriano Martins, para entender o que torna essa cobra tão rara.

Albinismo ou leucismo?

Os tons brancos na pele da cobra evidencia uma possível característica: o albinismo animal. Segundo Adriano, a coloração do olho da cobra é a principal característica para definir se o réptil é albino.

A maioria das cobras albinas tem em comum a cor dos olhos, eles são vermelhos, uma vez que não há pigmentação suficiente para ter olhos de outras cores.

Impossibilitado de definir se a cobra encontrada tem ou não os olhos vermelhos, Adriano explica que, além do albinismo, existem outras condições que tiram a pigmentação da pele dos animais, entre eles, o leucismo.

PUBLICIDADE