Na nova avaliação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, as regionais do Baixo Acre, Alto Acre e Purus avançaram para a bandeira verde, que representa cuidado. As regionais Juruá e Tarauacá/Envira permaneceram em bandeira amarela, o que representa atenção. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (1) pelo governo do Acre e representam o período de avaliação do dia 13 a 26 de março.
Na avaliação divulgada no dia 7 de março, o governador Gladson Cameli manteve todas as cidades do Acre na bandeira amarela na classificação de risco da pandemia até o dia 31 de março, em decorrência do aumento de casos em fevereiro.
Confira as regiões:
- Alto Acre (bandeira verde): Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri.
- Baixo Acre e Purus (bandeira verde): Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard.
- Vale do Juruá e Tarauacá/Envira (bandeira amarela): Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá.
Bandeira verde
Nesta classificação de risco, restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e outros estabelecimentos similares, além de teatros, cinemas, apresentações culturais, eventos religiosos podem funcionar com 80% da capacidade.
Para loja de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, áudio, vídeo e colchoarias podem continuar funcionando com todos os protocolos sanitários com o aumento da capacidade para 80%, além do delivery e drive-thru. A regra também vale para lojas de materiais de construção, empresas e obras do ramo da construção civil e demais estabelecimentos como olaria, cerâmicas, serraria e etc.