Jornalista Wania Pinheiro tem nome usado em aplicação de golpe via WhatsApp

A jornalista e empresária Wania Pinheiro foi surpreendida, nesta sexta-feira (8), ao ver seu nome sendo usado para aplicação de golpes através do WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas.

Com um perfil com nome e foto de Wania, o usuário estabelece primeiro contato, afirmando que se trata de um novo número de telefone e, no decorrer da conversa, realiza pedido de quantia em dinheiro para pessoas com quem conseguia manter diálogo.

Usando nome de Wania, estelionatário tenta transferências em dinheiro de amigos e parentes. Foto: Reprodução

“Essa pessoa, através de um novo número de telefone, está se passando por mim, chegando até mesmo a pedir dinheiro para alguns parentes. Estou indo, nesse momento, registrar um Boletim de Ocorrência. Tomem cuidado!”.

Nesta semana, a Operação Camaleão, deflagrada pela Polícia Civil e Ministério Público de um estado no sudeste brasileiro, prendeu suspeitos de envolvimento com uma organização criminosa que aplicava golpes de estelionato no aplicativo. Segundo as autoridades, as fraudes atingiram pessoas de pelo menos 15 estados do Brasil.

Número usado para aplicar os golpes. Foto: Reprodução

Saiba como se prevenir de golpes

  • Ative a verificação de duas etapas e tenha um e-mail para redefinir as senhas e códigos, caso esqueça;
  • Não compartilhe códigos com outras pessoas. Eles são pessoais e intransferíveis;
  • Tenha uma senha para seu aparelho ser desbloqueado apenas por você;
  • Antes de fazer qualquer coisa, como fazer uma transferência ou depósito, entre em contato com a pessoa, pelo número anterior, sem ser o que está vinculado à foto nova;
  • Desconfie de qualquer contato, com fotos de pessoas que você conheça, que não estejam vinculados à sua agenda telefônica. Tire todas as dúvidas antes de qualquer coisa.
PUBLICIDADE