O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran MS) tornou pública a lista com os aprovados para a Carteira Nacional de Habilitação Social. O anúncio foi realizado na última sexta-feira, 6 de maio de 2022. Veja, a seguir, como realizar a consulta da CNH Social de MS.
Segundo informações do Detran MS, quase 60 mil pessoas do estado se inscreveram no programa. Após verificar os requisitos, cinco mil pessoas foram selecionadas para receberem os subsídios nos processos de obtenção ou modificação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
CNH Social é aprovada no MS: veja como fazer a consulta
Como informado, a CNH Social disponibilizada pelo governo do estado de Mato Grosso do Sul indicou que cinco mil pessoas do estado terão os subsídios do programa e poderão emitir uma CNH, adicionar uma nova categoria ou mesmo realizar uma mudança do documento.
A lista com os nomes dos aprovados foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), do dia 6 de maio de 2022, a partir da página 31.
As convocações dos candidatos aprovados deverão começar em até 60 dias, após publicação do documento. Caso o município da pessoa aprovada não tenha estrutura suficiente para o processo da CNH, o interessado será deslocado para cidade mais próxima.
Confira, a seguir, como ficou a distribuição das vagas divulgadas.
CNH Social por cidade
- Campo Grande: 1.650 vagas;
- Região de Campo Grande: 250 vagas;
- Dourados e região: 800 vagas;
- Naviraí e região: 300 vagas;
- Três Lagoas e região: 300 vagas;
- Ponta Porã e região: 300 vagas;
- Paranaíba e região: 250 vagas;
- Corumbá e Ladário: 250 vagas;
- Nova Andradina e região: 250 vagas;
- Aquidauana e região: 250 vagas;
- Jardim e região: 200 vagas;
- Coxim e região: 200 vagas.
CNH Social por categoria
- Categoria A: 1.180 vagas;
- Categoria B: 1.000 vagas;
- Categoria AB: 2.570 vagas;
- Pessoas com Deficiência: 250 vagas.
Sobre a CNH Social no estado
Nomeada oficialmente de CNH MS Social, o programa do Governo do Estado visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade que não possuem condições financeiras para obterem a primeira CNH ou que desejam modificar de categoria.
Para fazer parte do CNH MS Social, os interessados precisavam ser inscritos no CadÚnico do governo federal e ter ficha limpa, ou seja, sem crimes na condução de veículos ou permissão para dirigir cassada.
Além disso, era necessário ter renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total mensal de até 2 salários mínimos e residir no estado de Mato Grosso do Sul há, no mínimo, dois anos.
Segundo o governo estadual, para 2022, cerca de R$ 15 milhões foram investidos no programa, com expectativa de que ele seja realizado todos os anos.