Os deputados estaduais aprovaram no plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (21), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que integra os servidores do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) ao Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), em uma carreira em extinção, assim como já foi feito com os 900 servidores do antigo Instituto de Gestão e Saúde do Acre (Igesac), que com a extinção do instituto foram alocados na Secretaria de Saúde.
Com 14 votos favoráveis, apenas o líder do Governo, deputado Pedro Longo, votou contrário à PEC nos dois turnos de votação.
A PEC é de autoria do deputado Roberto Duarte, apresentada em março deste ano. Ao todo são 250 servidores provisórios do ISE que temem ser demitidos após o concurso público. Eles alegam que muitos estão no órgão há mais de 20 anos e não têm mais idade para fazer concurso.
O IAPEN tem hoje uma defasagem que supera 600 vagas, mas os policiais penais que hoje são concursados em nível médio, temem que com a chegada dos servidores do ISE, não haja concurso para categoria, já prometido pelo Governo, o que possibilitaria aos atuais servidores de progredirem para nível superior.