O Rio Branco conquistou importante vitória na tarde desse domingo (5) contra o Porto Velho-RO por 1 a 0, no estádio Florestão, pela oitava rodada do grupo 1 do Campeonato Brasileiro da Série D. O gol do triunfo estrelado foi marcado pelo zagueiro Santos, aos 24 minutos do segundo tempo de partida.
Como fica
Com a segunda vitória seguida contra o Porto Velho-RO pelo placar de 1 a 0, o Rio Branco manteve a vice-liderança do grupo 1, com 17 pontos ganhos. Por outro lado, o Porto Velho-RO continua na quarta colocação com 11 pontos, mas pode terminar a rodada dividindo a posição com o Trem-AP, caso a Locomotiva amapaense vença nesta segunda-feira (6), em casa, o Náutico-RR.
Próximos jogos
No próximo domingo (12), as duas equipes retornam a campo. O Rio Branco joga fora de casa contra o Amazonas. O duelo ocorre no estádio da Colina, em Manaus, às 16h (de Brasília). Já o Porto Velho-RO recebe o São Raimundo-RR no estádio Aluizão, às 16h30 (de Brasília), na capital rondoniense.
Resumo do jogo
O duelo começou “apimentado” e muito faltoso. O time rondoniense não aliviava nas divididas e, aos oito minutos, o atacante Yan fez falta dura no zagueiro estrelado Yago. O defensor estrelado não aguentou as dores no tornozelo e teve que ser substituído, enquanto o jogador da Locomotiva recebeu apenas cartão amarelo.
Com a saída do zagueiro, o técnico Bruno Monteiro mandou a campo o volante Léo e resolveu ainda deslocar o também volante Jackson para o setor de defesa. O primeiro grande lance de perigo foi a favor dos visitantes, aos 22 minutos. Yan tentou o voleio na grande área, mas a bola passou sobre o gol de Evandro Gigante.
O Rio Branco respirou aliviado e respondeu um minuto depois. O atacante Wanderson, após cruzamento, finalizou de pé esquerdo, mas a bola não teve direção certa.
Na melhor oportunidade de gol, aos 30 minutos, o meia estrelado Ciel recebeu com espaço na grande área, arrumou a bola e soltou o pé, mas o goleiro Rodrigo fez grande defesa. Quase!
O jogo se encaminhava para o intervalo, quando o atacante Yan, já amarelado, fez mais uma falta na partida e recebeu o segundo cartão amarelo, seguido do vermelho, aos 42 minutos.
Na etapa complementar de jogo, o Rio Branco tentou uma pressão nos primeiros minutos, mas era lento na transição da defesa para o ataque, apesar dos gritos do técnico Bruno Monteiro, esse pedindo para seus jogadores acelerassem o jogo.
Com um time mais ofensivo, com as entradas dos atacantes Luan e Rabiola, o Rio Branco encontrou o gol da vitória aos 24 minutos. A dupla fez a jogada pelo lado direito e o segundo fez o cruzamento para a testada perfeita do carrasco Santos com a bola encontrando a rede dos rondoniense.
Mesmo com um jogador a menos, o time visitante não entregou os pontos e quase chegou ao empate, mas a bola ficou no travessão do goleiro Evandro Gigante, aos 32 minutos.
Nos minutos finais, a Locomotiva rondoniense criou mais duas oportunidades de gols, mas o goleiro Evandro Gigante e a zaga estrelada evitaram à queda da sua baliza.
Súmula
Ficha Técnica
Rio Branco 1 x 0 Porto Velho
Local: estádio Florestão (em Rio Branco-AC);
Data: 05/06/2022 (domingo);
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES);
Assistentes: Roseana Amorim da Silva (AC) e Verônica do Vale Severino (AC); 4º Árbitro: Fábio Santos de Santana (AC);
Gol: Santos aos 24′ do 2º tempo;
Expulsão: Yan (Porto Velho);
Rio Branco: Evandro Gigante; Pêu (Luan), Yago (Leonardo), Santos e Luiz Henrique; Jackson, Marcão (Rabiola) e Ciel (Alexandre); Matheus Nego, Wanderson e Índio (Wilker). Técnico: Bruno Monteiro.
Porto Velho: Rodrigo; Raphinha (Kayky), Jobert (Cabelo), Pablo e Guarate (Rosivan); Johnnatan, Edson e Lagoa; Ramon Tanque (Kiko Alagoano), Yan e Juninho. Técnico: Tiago Batizoco.