Sempre que um novo ano começa, o brasileiro que tem um veículo na garagem precisa pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). A alíquota do imposto é definida por cada estado brasileiro, e o valor da cobrança depende do automóvel em questão.
A boa notícia é todas as unidades da federação têm regras para isenção do IPVA. Na maior parte dos locais, o benefício é oferecido quando o veículo atinge um certo tempo de fabricação.
Isso significa que a lista de condutores isentos desse imposto cresce todos os anos, e em 2023 não será diferente. Para saber se você será contemplado, é preciso conhecer as regras adotadas na sua unidade federativa.
Isenção por estado
Carros com 10 anos de fabricação não geram cobrança de IPVA no Acre, Rio Grande do Norte e Roraima. A partir dos 15 anos de fabricação, não é preciso pagar o tributo no Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
São Paulo, Alagoas, Paraná e Rio Grande do Sul garantem o benefício a veículos com 20 anos de fabricação. Já aqueles fabricados até 1985 são isentos em Santa Catarina. Em Minas Gerais, existe uma redução gradativa do imposto de acordo com o modelo do carro.
18 veículos isentos do IPVA em 2023
Considerando os critérios informados anteriormente, veja alguns veículos isentos do IPVA a partir do próximo ano:
- VW Gol;
- GM Corsa;
- Fiat Siena;
- GM Celta;
- Chevrolet Vectra Challenge;
- Chevrolet Montana Sport;
- Chevrolet Astra 2010;
- Fiat Stilo Schumacher;
- Jeep Wrangler 2002.
- Fiat Brava 2007;
- Fiat Fiorino 2002;
- BMW Z4 2007;
- Audi A3 2007;
- Audi A3 2010;
- Ford Ka 2007;
- Fiat Uno 2002;
- Citroën C3 2010;
- Fiat Stilo Schumacher Season 2006.