26 de abril de 2024

Sesacre toma novas decisões sobre uso de máscaras, passaporte da vacina e funcionamento de escolas

Com o aumento de infecções causadas pelo coronavírus e o surgimento de casos suspeitos de monkeypox, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), por meio do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19, recomenda o uso obrigatório de máscaras em locais fechados.

VEJA TAMBÉM: Médico diz que 4ª onda da Covid-19 no AC será a mais contagiante e fala sobre mortes

Como forma de conter o avanço da monkeypox, da covid e de outras doenças virais, o comitê recomendou o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. O acessório já é obrigatório em unidades de saúde e transportes coletivos.

“Permanece também a recomendação da manutenção dos cuidados com a higiene das mãos, uso de álcool em gel, intensificação da higienização dos ambientes e, ainda, evitar aglomerações”, diz o trecho da nota enviada pela assessoria de comunicação do executivo acreano.

SAIBA MAIS: AC registra mais uma pessoa com suspeita de varíola do macaco; primeiro caso deu negativo

Outra medida tem a ver com o retorno da cobrança das carteiras de vacinação em repartições públicas e eventos com grande número de pessoas.

Cuidados na escola

Seguindo Nota Técnica da Fiocruz, neste momento o Comitê de Acompanhamento não orienta a suspensão das aulas, mas reitera a necessidade da obrigatoriedade do uso de máscara, isolamento de casos suspeitos, ou confirmados, e suspensão de eventos no âmbito da escola.

Vacinação

No Acre, a campanha de vacinação contra covid iniciou no dia 19 de janeiro de 2021.

De acordo com a Sesacre, desde o início da ação até o dia 2 de julho de 2022 foram administradas 1.497.720 doses da vacina contra covid-19. Destas, 675.753 foram de 1ª dose, 557.274 de 2ª dose, 19.045 de dose adicional, 221.554 de 1º reforço, 10.945 de 2º reforço, e 13.149 dose única.

Pelo menos 138.743 pessoas não receberam a 1ª dose da vacina e 254.214 pessoas ainda não tomaram a 2ª dose.

Atendimento

Na rede estadual de Saúde, a UPA do Segundo Distrito continua sendo referência para atendimento a pacientes que apresentem sintomas de covid.

Na rede de atenção básica do município de Rio Branco, o teste de covid-19 continua sendo disponibilizado em todas as unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps). Para casos de sintomas gripais a população deve procurar a Urap Maria Barroso. O Atendimento é das 7h às 22h.

Por conta da situação epidemiológica, o Comitê retomará as reuniões periódicas para avaliar a situação de saúde pública no Estado. “Inicialmente, sempre às quartas-feiras ou, extraordinariamente, quando necessário”, continua a nota.

Um nova reunião ficou marcada para o próximo dia 8, desta vez com integrantes da comissão organizadora da Expoacre 2022 e representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEE), para avaliar estratégias de prevenção no âmbito da rede estadual de educação e da Expoacre.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost