29.3 C
Rio Branco
18 agosto 2022 8:31 am

Em dois dias de Expoacre, produtores de Puno vendem todos os produtos

POR ASCOM

Última atualização em 05/08/2022 14:27

Pela primeira vez participando da Expoacre, produtores de Puno, no Peru, vendem tudo em apenas dois dias de feira. Os produtores trouxeram uma diversidade de produtos naturais peruanos.

Entre eles, a já famosa no Brasil maca peruana, altamente nutritiva, a quinua negra e roja e o tunki coffee, premiado em 2010 pela American Specialty Coffee Association e em 2017 pela SPP Coffee Awards como o melhor café especial do mundo.

“O evento superou a nossa expectativa. Tivemos que mandar buscar mais produtos para poder expor e vender. Estamos muito satisfeitos”, garante o expositor Giovani Luís Franceschine.

Produtor do premiado café peruano, Raul Mamami está satisfeito com a aceitação do produto na feira e pretende voltar para mais edições da Expoacre. “Gostei muito da experiência. É a primeira vez que participo de uma feira no Brasil”, afirma.

Mamami explica que o diferencial do café é que é colhido artesanalmente, grão a grão, a 2.500 metros de altitude. “A produção é muito cuidadosa, com uma seleção especial dos grãos, que são despolpados manualmente e depois fermentados e lavados com muito cuidado”, explica.

Relações comerciais

O governador de Puno, German Apaza, esteve com o governador do Acre, Gladson Cameli, no sábado, 30, para tratar sobre o fortalecimento do comércio, do turismo e outras questõe entre os dois países.

O governo de Puno pretende montar uma loja de produtos típicos da região em Rio Branco.

Puno está localizada na serra  andina, e é a segunda localidade mais visitada turisticamente no Peru.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.