Eduardo Leite (PSDB) derrotou Onyx Lorenzoni no segundo turno das eleições para governador no Rio Grande do Sul e assumirá o estado para mais um mandato em 2023. Com isso, um fato inédito será registrado: Eduardo, que é o primeiro governador do Brasil a se assumir gay. Junto com isso, outro fato inédito: o país terá, um ‘primeiro-cavalheiro’ também parte da comunidade LGBTQIA+. O cargo é extra oficial, já que Thalis Bolzan e Eduardo são namorados, e não casados.
Os dois mantém um relacionamento a distância há cerca de dois anos. Thalis é médico pediatra e não mora no Rio Grande do Sul. O capixaba vive em São Paulo, onde está se especializando em endocrinologia pediátrica na USP (Universidade de São Paulo). Em sua conta do Instagram, ele fez diversas postagens da festa após a confirmação da vitória de Eduardo, mostrando o show de pagode que aconteceu em meio aos apoiadores.
Fala sobre sexualidade
Durante a campanha do segundo turno, Eduardo ouviu ofensas homofóbicas de seu adversário, que tentou ganhar votos falando que, se vencesse, o estado teria uma “primeira-dama de verdade” em uma propaganda eleitoral divulgada nos rádios.
Eduardo falou abertamente sobre sua sexualidade pela primeira vez em julho de 2021 durante uma entrevista no programa “Conversa com Bial”. “Eu sou gay, eu sou gay e sou um governador gay. Não sou um gay governador, tanto quanto Obama nos EUA não foi um negro presidente. Foi um presidente negro. E tenho orgulho disso. Não trouxe esse assunto, mas nunca neguei ser quem eu sou. Nunca criei um personagem”, disse durante a entrevista.