A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) anunciou na manhã desta segunda-feira (21), novas recomendações e medidas para conter o avanço da Covid-19. Nas últimas semanas, o número de novos casos aumentou no Estado, chegando a registar mais de 100 casos em 24 horas.
O anúncio foi feito pelo coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Edvan Meneses, na sede da Sesacre em Rio Branco. Segundo o coordenador, a medida que a Sesacre vai tomar para frear a cadeia de transmissão da doença é a obrigatoriedade do uso de máscaras em unidades hospitalares.
“Estamos passando por uma quinta onda. A gente chama de nova onda, pois tem um número elevado de casos de contaminação, logo, é normal que a gente faça um plano para frear esse acréscimo. O objetivo é quebrar a cadeia de transmissão. A partir do momento que tem um caso positivo, é preciso organizar as atividades, os pontos de atenção para atender esse público. Isso se refere, por exemplo, ao reforço do número de leitos para caso de internação”, explica o coordenador.
Outras recomendações estão relacionadas à vacinação da população, além da testagem em massa. “Se você tem sinais e sintomas gripais, como coriza, febre e dor de cabeça, você precisa buscar uma unidade básica de saúde próxima da sua casa. A partir do momento que alguns casos tenham se agravado, a porta de entrada são as UPAs, que vão receber esse paciente de média intensidade. A partir da Upa é que esse paciente pode ir para unidade de alta complexidade, que seria um leito de UTI ou leito de enfermaria tão especialidade que a gente já reconhece eles como alta complexidade”, acrescenta Edvan.
Além disso, o coordenador da RUE também contou que o Ministério da Saúde deve enviar novos testes para testagem em massa da população.
“O plano é reorganizar a rede de atenção à saúde e os pontos de atenção para receber esse público que possa. Se for necessário a gente colocar uma unidade de referência, a gente coloca mais à frente, mas hoje nós pedimos que vocês procurem as unidades básicas de saúde e lembrando que o uso de máscara dentro das unidades de saúde é obrigatório”, relembra sobre a nova medida.
A obrigatoriedade do uso de máscara em unidades hospitalares foi decidido, visto que nas unidades é onde se encontra o maior número de pessoas que estão com Covid-19. “A chance de você contrair a Covid-19 em uma unidade de saúde é muito maior, então se você procurar uma unidade leve a máscara, é importante que todo mundo leve a sua, use álcool e mantenha as medidas sanitárias. Se for também em ambientes que têm aglomeração de pessoas, a recomendação de máscara continua”, acrescenta Edvan.
Com relação a testagem, a recomendação segue a mesma: procurar uma unidade de saúde para ser testado quando sentir sintomas gripais, como dores, coriza, mal estar, febre, falta de ar, cansaço respiratório após esforço ou até mesmo em repouso.