Dos 24 deputados empossados na Aleac, apenas 3 são mulheres

A Assembleia Legislativa do Acre empossou nesta quarta-feira (01), os novos 24 parlamentares eleitos no pleito de 2022. O parlamento teve um renovação de 50%, em relação a legislatura anterior, ganhando 12 novos deputados. Porém, essa mudança, levando em consideração a divisão por gênero, foi baixa e escancara um problema comum: a falta de mulheres na política brasileira.

Em 2019, 4 deputadas estaduais tomaram posse na Aleac: Meire Serafim, Antônia Sales, Maria Antônia e Doutora Juliana, que acabou sendo cassada pelo TRE e perdendo o cargo.

Quatro anos depois, o número de mulheres na Assembleia regrediu ainda mais. Dos 24 parlamentares, apenas 3 são mulheres, o que representa menos de 15% da Casa, são elas: Antônia Sales, reeleita, Maria Antônia, reeleita e Michelle Melo, que além de ser novata na parlamento, será a primeira líder de um governo, nos 61 anos da Aleac.

Maria Antônia, Antônia Sales e Michelle Melo, únicas mulheres deputadas estaduais do Acre. Foto: ContilNet

Em relação à nova mesa diretora da Aleac, a situação é ainda pior. Dos nove cargos disponíveis, apenas dois foram compostos por mulheres. As deputadas Maria Antônia e Antônia Sales, assumem os cargos de 2 vice-presidente e 3 secretária, respectivamente. Ambos os cargos não têm muita projeção nas decisões da assembleia.

PUBLICIDADE