23 de abril de 2024

Ex-estudante denúncia “péssimo atendimento” na Ufac e diz que foi envergonhada

O Nurca, órgão complementar de apoio à administração, unidade das atividades fins, responsável pelo registro, controle de documentos da vida acadêmica dos discentes da Universidade Federal do Acre (Ufac) foi alvo de críticas por uma ex-acadêmica do curso de Letras, que relatou ter sido mal atendida pelo setor ao solicitar 2° via de seu diploma.

A ex acadêmica de licenciatura, Maria Neves Gadelha de Vasconcelos, tem 54 anos, e reside no município de Sena Madureira, concluiu o curso em 1999, mas conta que só colou grau no ano de 2000.

A entrevistada relata que saiu de seu município para ir até a universidade e solicitar a 2° via de seu diploma, para que pudesse se inscrever em um curso de gestor na creche de sua cidade, mas além do “péssimo atendimento por parte das funcionárias”, não conseguiu o que solicitou e voltou para casa sem nenhuma resolução de seu problema.

“Nem uma declaração elas me deram para eu poder me inscrever no curso aqui na creche que trabalho”, conta Maria Neves.

O protocolo para 2° via de diploma requer um boletim de ocorrência, escanear todos os documentos, pagar uma taxa no valor de R$ 75,00, entrar no site e fazer solicitação da via. Maria conta que fez o pedido no ano de 2019 e as funcionárias disseram que não havia protocolo, e quando Maria fez o comentário do mau atendimento, uma das operárias disse “agora você vai me ouvir”. A ex-discente da instituição comenta que se sentiu humilhada.

“Só queria o original do meu diploma”, ressaltou. Ela acrescentou que uma das atendentes foi mal educada e a outra envergonhou. A entrevistada diz que voltou para sua cidade e até hoje não teve o retorno de seu pedido.

A assessoria de comunicação do órgão foi consultada pela reportagem do ContilNet sobre o caso, mas não deu esclarecimentos.

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