Quem é o deputado que herdará a vaga de Dallagnol na Câmara

Pastor Itamar Paim, do PL, será o substituto do ex-procurador da Lava Jato

O substituto do deputado federal Deltan Dallagnol, que teve o seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta terça-feira (17), será o pastor Itamar Paim. Ele é natural de Paranaguá, no Paraná, mora em São José dos Pinhais (PR), e assumirá o mandato na Câmara pela primeira vez na carreira.

Itamar Paim é pastor evangélico e disputou a eleição no Paraná pelo PL em outubro de 2022. Ele teve pouco mais de 47 mil votos, e ficou atrás de quatro candidatos em seu partido, o PL, que também não foram eleitos. O pastor declarou à Justiça ter R$ 300 mil em bens, à época da eleição.

Entrando pela primeira vez na Câmara, ele admitiu que “preferia ingressar, sim na Câmara, mas de outra maneira”. E afirmou ter pautas alinhadas com o seu antecessor cassado pelo TSE, como a defesa dos valores familiares e o combate à corrupção.

A vaga de Deltan Dallagnol como deputado não irá para o seu próprio partido, o Podemos, por causa do quociente eleitoral. O segundo político a atingir mais votos no Podemos foi o ex-deputado Luis Carlos Rauli, que teve 11 mil votos – o valor, no entanto, não foi suficiente para atingir o quociente. Sendo assim, por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, a vaga de Dallagnol foi para o PL, e pelo quociente, ficou com Paim.

Itamar Paim tem 47 anos e é pastor evangélico em São José dos Pinhais (PR) — Foto: Reprodução/GloboNews

Itamar Paim tem 47 anos e é pastor evangélico em São José dos Pinhais (PR) — Foto: Reprodução/GloboNews

PUBLICIDADE