Votação da Reforma Tributária de Lula revela divisão no bolsonarismo acreano

Bancada acreana direitista não ouviu os apelos de Bolsonaro e ajudou presidente a aprovar reforma

Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília — Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

6 a 2

A votação da Reforma Tributária desta sexta-feira (7) mostrou que o bolsonarismo acreano está dividido assim como no resto do País. Só Gerlen Diniz (PP) e Coronel (Ulysses) votaram contra, de modo que o presidente Lula venceu por 6 a 2 contando com votos preciosos de bolsonaristas eloquentes como Roberto Duarte e Antônia Lúcia (Republicanos), Meire Serafim e Eduardo Veloso (União). Zezinho Barbary e Socorro Neri (PP) completaram a goleada. Desta forma a bancada acreana deu uma valiosa contribuição para o presidente Lula conseguir mais uma vitória na Câmara dos Deputados e aprovar o texto da Reforma Tributária, que se arrastava por mais de 30 anos no Congresso Nacional.

Arrodeio 

Ao ser questionado sobre a construção de uma ampla aliança para disputar a Prefeitura de Rio Branco, o ex-prefeito e ex-petista Marcus Alexandre disse ao repórter Everton Damasceno que “sobre as questões dessa aliança, especificamente, não vou me manifestar agora”.  E completou: “o que penso como regra geral da boa política é que o diálogo e a construção de alianças são princípios necessários. Esse é o caminho: uma discussão ampliada e equilibrada”. Negou e confirmou na mesma sentença, uma habilidade de oratória de político calejado. 

Alianças

Ao admitir uma aliança, apesar do favoritismo em uma pesquisa da Delta lá atrás que agora foi requentada pelo site Poder 360, Marcus Alexandre reconhece a força de Bocalom, que vai disputar a reeleição com o poderio da máquina municipal neste momento com uma fila de obras a serem inaugurada e cerca de R$ 1 bilhão para investir até o pleito. E tem também a aliança da direita acreana, o grupo dos senadores Márcio Bittar e Alan Rick que sondam o nome do Coronel Ulysses com a proposta de demarcar um território  para o bolsonarismo acreano. 

Fila

O que não ficou claro é se o trabalho de Marcus Alexandre no TRE obedece a algum rito legal que o impeça de costurar aliança enquanto no cargo. Aliás, qual é a função do engenheiro no tribunal? “Eu estou trabalhando no TRE e seguindo com os compromissos atuais que tenho. O que eu posso te dizer, dentro do limite da ética de quem está trabalhando no órgão, é que são convites honrosos que tenho recebido e essa decisão eu vou tomar mais à frente”, destacou Marcus Alexandre, sobre a fila de pretendentes a casamento que vão do PSD de Petecão ao MDB de Flaviano Melo e do próprio PT, por hora comandado pelo ex-deputado Daniel Zen. 

Logo ali

Faltando apenas três semanas para sua abertura, no próximo dia 29, a Expoacre tem mobilizado diversas equipes do governo do Estado, principalmente a Secretaria de Governo,  do secretário Alysson Bestene, coordenador-geral do evento. Este foi um dos assuntos tratados pelo secretário em entrevista que concedeu nesta quinta-feira, 6, para o ContilNet. Cotado para ser o candidato do governador Gladson Cameli para a Prefeitura de Rio Branco, Alysson aposta da Expoacre para impulsionar sua visibilidade na mídia e fortalecer sua indicação pelo governador.

Ampliação

Como determina o governador Gladson Cameli, toda feira tem que ser superior à anterior, o que aumenta o desafio para o secretário Alysson Bestene. Mas ele garante que a Expoacre 2023 será maior não apenas no tamanho, mas também na qualidade, com 100 expositores a mais do que em 2022. O espaço para rodeios também será ampliado, assim como o número de competições que passam de três para quatro dias. A meta de arrecadação deverá superar os R$ 209 milhões do ano passado, bem como o do público de 300 mil pessoas registrado em 2022.

Fórum

Em entrevista ao ContilNet, o secretário de governo, Alysson Bestene, revelou, também, seu projeto de realizar o primeiro Fórum de Prefeito e Vereadores com o Governo do Acre, um evento alinhado a uma ideia do governador Gladson Cameli para reunir prefeitos, vereadores e todo o governo reunir informações dos municípios e estabelecer estratégias de ações.  “O propósito é cada vez mais construir esse plano participativo dos municípios. A gente já tem um plano construído dentro do Governo do Estado, esse de 10 anos”, disse.

Dúvidas

O secretário Alysson Bestene explicou que o Fórum será importante para eliminar muitas indagações. “Diariamente, diversos problemas surgem nos municípios e, a pergunta que fazem é ‘de quem é a responsabilidade sobre isso?’. Na maioria das vezes, é da gestão municipal, mas reconhecemos que a prefeitura não tem condições de resolver a questão e o Estado intervém. Ramais são de responsabilidade das prefeituras, mas o Estado, por meio do Deracre, atua no sentido de garantir o escoamento das produções, o acesso das pessoas da zona rural à zona urbana, etc.”, explicou Alysson Bestene.

Seplan

Alysson parabenizou ainda a equipe da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), na pessoa do coronel Ricardo Brandão, que conduziu o trabalho.“A gente tem conversado bastante e já tem uma equipe itinerante indo aos municípios para colher informações, fazer isso nas localidades e, no fechamento, fazer esse grande fórum, com a participação do governo do Estado, com o governador Gladson e todos os prefeitos e vereadores, para elaboração de um documento que compila tudo o que foi debatido e construir esse futuro no nosso Estado”, explicou Alysson.

Terras

O Instituto de Terras do Estado do Acre (Iteracre) e a Prefeitura de Xapuri firmaram nesta quarta-feira, 5, um Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de promover a regularização fundiária urbana e rural do Município. A cooperação ocorrerá no âmbito do programa “Minha Terra de Papel Passado”, com intercâmbio de informações, compartilhamento de infraestrutura e recursos humanos para apoio às atividades, titulação dos ocupantes e projetos comuns, desenvolvendo ações conjuntas, com vistas à atuação integrada e coordenada das partes com foco na infraestrutura, sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Reunião

O termo de cooperação entre Xapuri e o Iteracre foi assinado pelo prefeito, Ubiracy Vasconcelos e pela presidente da instituição, Gabriela Câmara, no Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). O evento contou com a participação do diretor da Escola do Poder Judiciário (Esjud), desembargador Élcio Mendes,  e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, que ressaltou a importância da união de esforços para a regularização fundiária no estado. Na próxima semana, entre os dias 13 e 14 de julho, a Escola do Poder Judiciário vai sediar o workshop “A Governança de Terras e os Desafios à Regularização Fundiária no Estado do Acre”.

Segurança

O prefeito Bira agradeceu a oportunidade e destacou sobre a relação da regularização fundiária com o progresso. “Agradecemos também o empenho do TJAC. A questão fundiária traz muitas inseguranças quando não está regularizada, e justamente o seu inverso, a regularização traz investimentos, segurança e, sobretudo, seu desenvolvimento. A parceria com o Iteracre vai ser muito importante, juntamente com o Tribunal de Justiça”, disse o prefeito.

Capacitação

O prefeito Tião Bocalom está anunciando um ambicioso projeto destinado ao desenvolvimento intelectual do homem do campo. Denominado Programa Empreendedor Rural (Proer), o projeto foi publicado no Diário Oficial de quinta-feira, 6, informando que os princípios do programa são a elevação da escolaridade do empreendedor na sua comunidade rural; a capacitação e a formação do empreendedor do campo mediante à difusão do conhecimento tecnológico e das inovações voltadas para o meio rural e o desenvolvimento sustentável. Além disso, o programa ressalta que prioriza “o respeito às diversidades regionais e locais, a cooperação entre as diferentes esferas do Poder Público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade, com fim específico de estimular as iniciativas do empreendedor rural e a promoção do acesso ao crédito rural ao empreendedor rural”.  

Eixos

Ainda de acordo com a publicação, o Poder Executivo Municipal atuará de forma coordenada, no âmbito municipal, para apoiar o empreendedor do campo por meio de três eixos: educação empreendedora, que vise ao estímulo ao ensino do empreendedorismo nas escolas rurais, com vistas à educação e à formação de empreendedores do campo, por meio de iniciativas que despertem seu interesse e potencializam seu protagonismo nas atividades voltadas para o desenvolvimento do setor rural brasileiro; capacitação técnica, proporcionando ao homem do campo o conhecimento prático, de caráter não formal, necessário para a adequada condução da produção, da comercialização e da gestão econômico-financeira do empreendimento rural; e difusão de tecnologias no meio rural.

Obras

Enquanto os futuros candidatos articulam nos bastidores uma estratégia para derrubar Tião Bocalom em 2024, o prefeito de Rio Branco, vai tocando suas obras e vistoriando os resultados pessoalmente. Nesta quinta-feira, 6, ele visitou as obras do “Programa Recupera Rio Branco”, na rua Rua Frei Caneca, que liga o bairro Doca Furtado ao Conjunto Esperança e que sedia a Policlínica da Polícia Militar. De acordo com o prefeito, a intenção é ver de perto se as obras estão de acordo com a qualidade exigida e que a população merece.

400

Tião Bocalom lembrou que o “Programa Recupera Rio Branco” foi concebido após a enchente deste ano, que inundou o rio Acre e os igarapés que cortam a cidade. “Isso atingiu pelo menos 40 bairros, danificando mais de 400 ruas. O que temos de tapar em buracos em Rio Branco correspondem a mais de 100 quilômetros de rua, o que daria para ir e voltar a Porto Velho. Mas estamos avançando apesar de todas as dificuldades para aproveitarmos o verão”, comentou Bocalom.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost