A previsão de retorno das chuvas frequentes no estado do Acre é apenas para o final do mês de dezembro. O fato se dá em virtude do fenômeno El Niño, que segundo especialistas, terá seu pico máximo de atividade durante o último mês do ano. Em virtude disso, a Defesa Civil Municipal de Rio Branco resolveu executar a Operação Estiagem até o dia 15 de dezembro.
SAIBA MAIS: Especialistas alertam para agravamento da seca na Amazônia; veja previsão para o Acre
Para todo o mês de novembro são esperados cerca de 207,1 milímetros de chuva, no entanto, até este sábado (18) choveu menos de 40 mm, de acordo com a Defesa Civil. Em outubro, eram esperados 150,1 mm, porém, a capital só acumulou 135 mm.
“Um mês que para nós já é bastante chuvoso, e até agora temos menos de 40 mm de chuva acumulada. Temos poucos dias para finalizar o mês e com certeza não vamos acompanhar o que esperávamos, e isso aconteceu em outubro, setembro e agosto. Todos esses meses vem chovendo menos do que esperávamos”, disse o coordenador da Defesa Civil, Cláudio Falcão.
A previsão é que as chuvas voltem a ser recorrentes apenas no final de dezembro e o problema da seca só se revolva definitivamente a partir de janeiro, ressaltou Falcão.
Em Rio Branco o órgão está realizando a Operação Estiagem, que leva água potável a comunidades rurais sem acesso à abastecimento. A ação foi lançada em julho deste ano.
Com um investimento de pelo menos R$ 1,5 milhão, a operação deve levar até o final de sua execução, água potável para cerca de 16 mil pessoas que não tem acesso ao serviço de distribuição de água. Cerca de 25 comunidades estão sendo atendidas.