Com a alta dos casos de Dengue e de Covid-19 em todo o estado do Acre, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nos hospitais acreanos se encontram no limite.
O monitoramento dos leitos é feito pelo Observatório em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). De acordo com o painel, dos 27 leitos de UTI, do Pronto-Socorro de Rio Branco, 26 estão ocupados.
Já na Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), todos os 10 leitos de UTI existentes na unidade estão ocupados. No Hospital Santa Juliana, também em Rio Branco, dos 20 leitos, apenas um está disponível.
No Vale do Juruá, há apenas 10 leitos de UTI disponíveis para atender toda a região, no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Destes, oito estão ocupados.
Casos de Dengue e Covid
Nas primeiras duas semanas de janeiro, o estado do Acre teve 1260 notificações da doença. Rio Branco segue liderando o ranking de municípios com maior número de notificações, alcançando 584 registros de dengue em janeiro, seguido de Senador Guiomard, com 165 casos da doença, e Brasiléia, com 84 registros nas duas primeiras semanas de 2024.
Em Dezembro, o estado acreano registrou mais de 700 casos de Covi-19, juntamente com o aumento dos casos de síndromes gripais, que em dezembro foram 730. As doenças levaram a uma superlotação das unidades de saúde. Em janeiro ainda não foi possível contabilizar o número de casos de Covid, pois o painel de monitoramento do Observatório da Saúde está fora do ar.