20 de abril de 2024

Bancos extinguem transferências via Doc e Tec nesta quinta-feira

Hoje é a data-limite para os bancos fazerem o processamento das transações via Doc e Tec que poderiam ter sido programadas até 15 de janeiro

Dinheiro bancos

Priscila Zambotto/GettyImages

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) descontinuou definitivamente os modelos de transferência bancária por Documento de Ordem de Crédito (Doc) e por Transferência Especial de Crédito (Tec), nesta quinta-feira (29/2).

O dia de hoje marca a data-limite para as instituições fazerem o processamento das transações que poderiam ter sido programadas até 15 de janeiro — o último dia em que as instituições bancárias ofereceram esses modelos de transferência.

A partir de agora, os bancos associados à Febraban param de oferecer as duas modalidades, que, segundo a própria entidade, perderam espaço “para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos”, como o Pix.

O valor máximo para qualquer transação via Doc ou Tec, operações feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, era de R$ 4.999,99.

No Doc, as movimentações eram efetivadas um dia depois de a instituição receber a ordem de transferência, enquanto a Tec garantia a transferência de recursos até o fim do mesmo dia em que foi dada a ordem.

Doc e Tec perderam espaço para outros modelos de pagamento nos bancos

Segundo levantamento de 2023 da Febraban, as transações via Doc ficaram bem atrás das demais. A preferência da maioria dos brasileiros, segundo os dados do Banco Central, foi o Pix, seguido pelo cartão de crédito e pelo cartão de débito.

“Tanto a Tec quando o Doc deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explicou Walter Faria, diretor adjunto de serviços da Febraban.

Confira o ranking dos modelos mais usados no Brasil:

  1. Pix (17,6 bilhões)
  2. Cartão de crédito (8,4 bilhões de transações)
  3. Cartão de débito (8,4 bilhões de transações)
  4. Boleto (2,09 bilhões de transações)
  5. Ted (448 milhões de transações)
  6. Cheque (125 milhões de transações)
  7. Doc (18,3 milhões transações)
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost