Longa audiovisual da cinebiografia de Chico Mendes, a cargo do Estúdio Escarlate, já possui nome e elenco parcial, divulgados nesta segunda-feira (8) pelo estúdio. “Chico Mendes – Uma Vida pela Amazônia” contará a história do seringueiro, sindicalista e ativista político assassinado há mais de 30 anos.
A data de estreia do filme ainda não foi confirmada, porém terá a direção da dupla Sérgio Machado (O Rio do Desejo) e Sérgio de Carvalho (Noites Alienígenas), com Jorge Paz, protagonista de ‘O Sequestro do Voo 375’ (2023), além de ser produzido e liderado por Joana Henning, também de ‘O Sequestro do Voo 375’.
O ator Bruno Gagliasso está à frente da produção do longa, e revelou nas redes sociais que assumiu o posto de produtor associado.
“Estou apaixonado por este projeto. Além de dialogar diretamente com a causa ambiental global, pela qual tenho trabalhado em diversas ações, é uma história que merece ser recontada e eternizada para as novas gerações pela sua importância histórica e para que a gente não esqueça das tragédias que não podem continuar a se repetir na Amazônia”, declarou Gagliasso em comunicado à imprensa.
Os direitos para adaptar a biografia foram cedidos ao estúdio pelas filhas do ativista, Ângela e Elenira Mendes.
Francisco Alves Mendes Filho, popularmente conhecido como Chico Mendes, liderou a luta pelo fim da exploração dos seringalistas, pelo direito à terra dos povos extrativistas e pela preservação da Floresta Amazônica, além de ter sido laureado várias vezes por sua dedicação à preservação das florestas e seringais nativos. O ativista foi brutalmente assassinado há 35 anos, após provocar a indignação de fazendeiros com seu ativismo.
Chico Mendes completaria este ano 78 anos, se sua vida não tivesse sido interrompida à tiros em 1988, a mando do fazendeiro Darly Alves da Silva.