O senador Sérgio Petecão revelou à coluna nesta semana que a atual vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão, deve ser indicada como candidata a vice na chapa de Marcus Alexandre, do MDB, caso o Progressistas decida não fazer aliança com o partido. Na conversa, o senador disse que a prioridade é que o partido de Gladson indique o secretário de Governo, Alysson Bestene, como vice-prefeito. Mas, se essa aliança não for concretizada, o PSD vai entrar no jogo e barganhar o cargo. Essa não seria a primeira vez que Marfisa seria indicada a vice. Em 2020, o partido escolheu ela para compor chapa com Tião Bocalom. Os dois saíram vencedores e são os atuais ocupantes dos cargos.
Cogitada
A princípio, Marfisa foi cogitada como candidata a vereadora nas eleições deste ano. Porém, o senador disse em conversa com à coluna que esse não seria o melhor caminho para a ex-deputada federal.
“Ela tem o sonho de ser candidata a vereadora, mas os outros candidatos do partido tem medo da candidatura dela”, disse.
Medo
Os outros candidatos estariam com medo da candidatura de Marfisa justamente pela ideia de que a atual vice-prefeita poderia ter ‘apoio total do partido’, por ser esposa do presidente, o senador Sérgio Petecão.
À disposição
No último mês, em entrevista à coluna, Marfisa já havia dito que colocou o nome à disposição do PSD, mas que esperava uma deliberação da Executiva Municipal.
VEJA MAIS: Marfisa fala pela 1ª vez sobre ser candidata a vereadora: “Coloquei meu nome à disposição”
“Essa decisão não foi tomada ainda devido o partido ainda não se reunir com o presidente municipal e estadual para decidir qual serão os nomes que irão concorrer à chapa de vereadores. Eu já sou filiada ao PSD e coloquei meu nome à disposição para ajudar a chapa”, disse.
Puxadora de votos
A ideia da candidatura de Marfisa é justamente ajudar a puxar votos na chapa do PSD. “Estou colocando meu nome à disposição para ajudar o partido, a coligação, para que o nosso prefeito [Marcus Alexandre] tenha o maior apoio até a eleição dele”, finalizou a vice-prefeita na época.
Recuou
A possibilidade de Marfisa ser candidata a vereadora, fez, inclusive, a cunhada dela, a atual vereadora Lene Petecão, deixar o partido do irmão e se filiar ao União Brasil, com medo de não conseguir ser reeleita.
Espera que ele vem
Enquanto o imbróglio não é solucionado, o MDB vai continuar deixando a vaga de vice de Marcus livre, à espera de Alysson, Gladson e do Progressistas.
Já decretado!
Por outro lado, o prefeito Tião Bocalom já disse e reafirmou: Fábio Rueda, do União Brasil, vai ser o responsável por indicar o vice na chapa que vai disputar a reeleição.
Sem alianças
Quem mantém silêncio sobre o vice é o deputado Emerson Jarude. Mas a princípio, a chapa deverá ser puro sangue e o nome do vice deve sair do próprio Novo. Sem alianças por aqui!
Articuladora
Fontes disseram que o Palácio Rio Branco estaria surpreso com a atuação política da nova presidente do Deracre, Sula Ximenes. A alta cúpula do Governo se surpreendeu com a capacidade de articulação da presidente, que vem mantendo ótimas relações com parlamentares, o que é importantíssimo para conseguir emendas que serão aplicadas pelo órgão.
E a vice?
A vice-governadora Mailza Assis parece que deu uma sumida das ações do Governo e isso poderá ser reflexo nas eleições deste ano. Uma das maiores defensoras da candidatura de Alysson Bestene, Mailza seguiu os passos de Gladson e não deu um pio sobre os rumores da candidatura do secretário ser rifada dentro do Progressistas.