15 coadjuvantes marcantes que ‘humilharam’ os protagonistas dos jogos

Eles não são os protagonistas e possuem papeis secundários em seus jogos, mas ainda se destacam ao longo da história; confira a lista completa

Mimir de God of War, Jackie de Cyberpunk 2077 e Barret de Final Fantasy 7 são alguns exemplos de coadjuvantes marcantes dos games que chegaram a ofuscar os protagonistas em determinados momentos.

Afinal, embora os personagens centrais sem importantes em vários games, os de apoio também se destacam por trazer cenas memoráveis ou participações realmente relevantes dentro de seus enredos.

Ellie foi uma coadjuvante que roubou a cena em The Last of Us — Foto: Reprodução/PlayStation

Na liga a seguir, relembre estes e outros coadjuvantes que são tão importantes quanto os protagonistas de games.

Mimir de God of War é um dos coadjuvantes marcantes dos jogos — Foto: Divulgação/Sony
Mimir de God of War é um dos coadjuvantes marcantes dos jogos — Foto: Divulgação/Sony

1. Balthier Bunansa – Final Fantasy 12 – PS2

Balthier é um dos participantes do seu grupo em Final Fantasy 12, lançado originalmente no PlayStation 2 (PS2) e que depois ganhou várias outras plataformas. Balthier é um pirata dos céus que está sempre acompanhado de sua parceira e que entra em cena nos momentos mais importantes do jogo. Sua presença não apenas ofusca o protagonista Vahn, que é menos lembrado, mas também adiciona bastante carisma ao enredo do jogo, repleto de políticas intrigantes entre reinos e conflitos épicos.

Balthier Bunansa é um dos heróis de Final Fantasy 12 — Foto: Divulgação/Square Enix
Balthier Bunansa é um dos heróis de Final Fantasy 12 — Foto: Divulgação/Square Enix

2. Frog – Chrono Trigger – SNES

Na época do Super Nintendo, poucos jogos marcaram como Chrono Trigger. Todo o elenco de heróis que faz parte do grupo de Chrono é importante, mas Frog é especial. Ele é um guerreiro do reino que foi castigado com uma maldição e transformado em um sapo gigante. Por isso, Frog tem a missão de voltar para sua forma original, mas sem abandonar seu posto como um cavaleiro. O personagem é uma mescla de drama pessoal trágico com senso de justiça. Sempre positivo, Frog é um dos principais pontos da trama.

Frog é o herói trágico de Chrono Trigger — Foto: Divulgação/Square Enix
Frog é o herói trágico de Chrono Trigger — Foto: Divulgação/Square Enix

3. Solas – Dragon Age: Inquisition – PS4Xbox One, PC

Solas está longe de ser o protagonista ou figura principal de Dragon Age: Inquisition, mas é um dos membros mais importantes que podem entrar para seu grupo. Ele é um elfo extremamente empático, que lida bem com os sentimentos de seus aliados. Mais tarde, descobrimos que ele foi responsável por boa parte dos eventos que se desenrolam em Inquisition, o que faz com que Solas cresça ainda mais em importância dentro do universo de Dragon Age e como parte do grupo em que ele está inserido na aventura.

Solas tem grande importância no mundo de Dragon Age — Foto: Divulgação/EA
Solas tem grande importância no mundo de Dragon Age — Foto: Divulgação/EA

4. Garrus – Mass Effect – PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PC

De todos os tripulantes da nave Normandy, Garrus é aquele que mais se destaca, desde o seu surgimento. O famoso alien azul é um exímio atirador que lida com os problemas de forma bem-humorada e sempre traz leveza para a equipe do Comandante Shepard. Garrus também é um ótimo membro para os combates, já que ataca de longe com seus rifles que são quase sempre certeiros. Ele conta ainda com algumas das melhores piadas do enredo, envolvendo suas “calibragens” de armas, miras e outros elementos, fazendo com que seja lembrado por “memes e momentos divertidos.

Garrus é o atirador em Mass Effect — Foto: Divulgação/EA
Garrus é o atirador em Mass Effect — Foto: Divulgação/EA

5. Barret Wallace – Final Fantasy 7 – PS1

É certo falar que todos os personagens do seu grupo em Final Fantasy 7 são extremamente importantes, mas alguns se destacam mais do que os outros. É o caso de Barret Wallace, um dos personagens que é membro do grupo Avalanche, que mescla militância com guerrilheiros que buscam um planeta melhor. Barret é um dos personagens que possui histórias paralelas dentro do game e uma maior importância, seja por conta de sua família ou também pelo peso da sua influência em Cloud, o protagonista. Mais tarde ele ganha ainda mais importância nos remakes de Final Fantasy 7.

Barret ganha cada vez mais importância em Final Fantasy 7 e também no Remake — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães
Barret ganha cada vez mais importância em Final Fantasy 7 e também no Remake — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

6. Astarion Ancunin – Baldur’s Gate 3 – PS5, Xbox Series X, PC

Quando Baldur’s Gate 3 saiu, no final de 2023, se tornou um fenômeno. O jogo de RPG com mundo aberto e inspirado por Dungeons & Dragons foi um sucesso quase instantâneo. O game tem vários personagens, mas poucos se destacaram como Astarion Ancunin, um elfo vampiro de cabelos brancos, extremamente sádico e, ainda assim, com muito bom humor. Astarion roubou a cena com seu carisma, rendeu diversas artes de fãs e até destaque na história, conforme o jogador fazia escolhas que o favoreciam.

Astarion é destaque em Baldur's Gate 3 — Foto: Reprodução/PCGamesN
Astarion é destaque em Baldur’s Gate 3 — Foto: Reprodução/PCGamesN

7. Futaba Sakura – Persona 5 – PS3

Futaba Sakura é a navegadora do grupo Phantom Thieves no mundo de Persona 5. Ela surge um pouco tarde na história mas, literalmente, “rouba corações” dos jogadores e personagens. Uma jovem carismática, com enormes habilidades de computação e capaz de hackear sistemas. Futaba rouba a cena por ter uma forma introvertida de se relacionar com as pessoas e por participar pouco da escola, se diferenciando bastante dos outros heróis do grupo.

Futaba é uma das Phantom Thieves em Persona 5 — Foto: Divulgação/SEGA
Futaba é uma das Phantom Thieves em Persona 5 — Foto: Divulgação/SEGA

8. Chumbucket – Mad Max – PS4, Xbox One, PC

No jogo oficial de ação de Mad Max, os jogadores são acompanhados por Chumbucket, um ser humano deformado e com habilidade de consertar carros e acompanhar o herói em todas as suas missões. Por ser uma pessoa de passado trágico, Chumbucket também compensa este lado triste de sua história com algumas das sacadas mais inteligentes da aventura e dos diálogos, sempre disposto a ajudar Max em algumas tarefas e a auxiliar no controle e administração de seus veículos no universo devastado.

Chumbucket no game oficial de Mad Max — Foto: Divulgação/Warner
Chumbucket no game oficial de Mad Max — Foto: Divulgação/Warner

9. Quiet – Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain – PS4, Xbox One, PC

Quiet é uma personagem que foi envolta em mistérios em relação a Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain. Quando foi revelada, foi alvo de críticas por conta de sua roupa. Hideo Kojima, designer do game, tentou justificar, revelando que a personagem tinha uma questão com sua pele, que precisava manter exposta. Polêmicas à parte, Quiet se demonstrou uma enorme aliada de Naked Snake ao longo do jogo, auxiliando em missões com suas habilidades especiais e lealdade exemplar.

Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain conta com Quiet em papel de destaque — Foto: Divulgação/Konami
Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain conta com Quiet em papel de destaque — Foto: Divulgação/Konami

10. Merrin – Star Wars Jedi: Survivor – PS5, Xbox Series X, PC

Merrin é uma irmã da noite, uma espécie de bruxa dentro do universo de Star Wars e também no jogo Star Wars Jedi: Survivor. Ela faz as vezes de um par romântico para o Jedi Cal Kestis, mas também usa suas habilidades de forma cooperativa. Merrin aparece no primeiro jogo, Jedi Fallen Order, mas também retorna para a sequência, onde sua atuação é ainda mais expandida. Merrin usa poderes especiais para facilitar saltos de Cal em cenários vastos e também ajuda o herói Jedi em suas batalhas.

Merrin participa da saga de Star Wars Jedi: Survivor — Foto: Divulgação/EA
Merrin participa da saga de Star Wars Jedi: Survivor — Foto: Divulgação/EA

11. Jackie Welles – Cyberpunk 2077 – PS4, Xbox One, PC

Jackie Welles é um dos mercenários que aparece logo no início da história do RPG em primeira pessoa Cyberpunk 2077. Mal encarado e de poucos amigos, é ele quem consegue alguns trabalhos iniciais para o protagonista, o V. Jackie tem um estilo duvidoso, mas é um poço de carisma, participando também de combates ao lado de V em diversos momentos. Apesar de sumir por algum tempo, em alguns momentos da história, Jackie Welles é uma espécie de aliado de extrema importância.

Jackie participa de combates em Cyberpunk 2077 — Foto: Divulgação/CD Projekt Red
Jackie participa de combates em Cyberpunk 2077 — Foto: Divulgação/CD Projekt Red

12. Prompto, Ignis e Gladiolus – Final Fantasy 15 – PS4, Xbox One, PC

É impossível listar apenas um personagem coadjuvante do RPG de ação Final Fantasy 15, mas sim o trio principal que acompanha o herói Noctis. Os aliados Prompto, Ignis e Gladiolus formam um grupo inseparável de amigos dentro do jogo, que estão sempre ao lado de Noctis, seja em combates, momentos de exploração ou descontração. Cada um possui sua própria história do passado, exploradas nos DLCs do game, e adicionam muito à personalidade do herói principal, além de terem habilidade distintas.

Final Fantasy 15 conta com um quarteto de personagens centrais — Foto: Divulgação/Square Enix
Final Fantasy 15 conta com um quarteto de personagens centrais — Foto: Divulgação/Square Enix

13. Elizabeth – BioShock Infinite – PS3, Xbox 360, PC

BioShock Infinite é um jogo onde controlamos um homem que precisa proteger uma menina, Elizabeth, ao longo de sua jornada em uma cidade nas nuvens. O game é de tiro em primeira pessoa e o jogador precisa proteger Elizabeth a todo o momento. Mas a jovem não é indefesa: ela tem habilidades sobrenaturais capazes de abrir portais pela cidade e, em alguns casos, até bloquear tiros para proteger seu parceiro. O game é um dos mais marcantes da saga e Elizabeth faz a diferença neste sentido.

BioShock Infinite tem Elizabeth como figura coadjuvante — Foto: Divulfação/2k
BioShock Infinite tem Elizabeth como figura coadjuvante — Foto: Divulfação/2k

14. Mimir – God Of War – PS4

O primeiro God of War para PlayStation 4 (PS4) apresenta Kratos dentro do contexto da mitologia nórdica. Neste cenário, ele explora sua jornada ao lado de seu filho, Atreus, e também de Mimir, um deus que está com sua cabeça decepada, mas fala naturalmente com Kratos e Atreus. Mimir é repleto de bom humor e faz comentários pontuais durante esta mesma jornada. Pendurado na cintura de Kratos, Mimir se destaca até mais do que outros personagens que interagem por todo o cenário, observando e julgando a tudo e a todos.

Kratos e Mimir no primeiro God of War — Foto: Divulgação/Sony Interactive Entertainment
Kratos e Mimir no primeiro God of War — Foto: Divulgação/Sony Interactive Entertainment

15. Ellie – The Last Of Us – PS3

Ellie pode ser considerada a protagonista do segundo The Last of Us, mas, no primeiro, lançado ainda para PlayStation 3 (PS3), ela era coadjuvante, entrando na história um pouco mais adiante e se tornando o objetivo do protagonista Joel: sua salvação. Ellie também dá o tom da história. Uma jovem que pode ser a cura para toda a praga que assolou o mundo e deixou a Terra devastada. Ela não é totalmente jogável no primeiro game, mas está sempre ao lado de Joel, e auxiliando quando preciso. Tudo isso conta para seu amadurecimento no segundo título da saga.

Ellie e Joel em The Last of Us — Foto: Divulgação/Naughty Dog
Ellie e Joel em The Last of Us — Foto: Divulgação/Naughty Dog
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost