Blog do Ton: sobre a PEC das praias, o papel dos influenciadores e uma lição

Confira os bastidores da política na coluna do Ton Lindoso

A PEC das Praias, discutida em salas fechadas do Congresso, não veio à tona por nenhum herói ou heroína da política, seja de esquerda, centro ou direita. Não foi trazida à discussão por Tabata Amaral, Erika Hilton ou até mesmo pelo parvo, porém famoso, Nikolas Ferreira.

Banhistas aproveitam praia no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio/Foto: Brenno Carvalho/O Globo

A reportagem intitulada “Barraco entre Luana Piovani e Neymar deve enterrar a PEC das Praias, que tramitava nas sombras”, da Monica Gugliano (Estadão) é muito mais que uma reflexão sobre a proposta em si. Traz à reflexão quem são as pessoas que a internet dá voz. A quem, e ao que, influenciam os ditos influenciadores.

“Embora as discussões entre celebridades possam parecer superficiais, elas têm o potencial de ampliar o debate público e conscientizar a sociedade sobre temas relevantes, como a preservação ambiental e o uso adequado dos recursos naturais”, diz Monica em um trecho. No que concordo.

MARILETE VITORINO — O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) julgou regular com ressalvas a prestação de contas do ano de 2018 da Prefeitura de Tarauacá na gestão da ex-prefeita Marilete Vitorino. A decisão está em dição do Diário Eletrônico de Contas do dia 21 de maio.

AQUI SE FAZ… — Por falar em redes, coisas que se falam, elas podem gerar prejuízos. Vereadora Neiva Badotti (PSB-AC) — do município de Brasiléia — que o diga. Ela foi condenada pela Justiça a indenizar o deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos-AC) por danos morais. A sentença a condena ao pagamento de R$ 4 mil por agressões verbais e ofensas proferidas em seu perfil no Facebook contra Tadeu. Ela o acusou, sem provas, de ter usado a estrutura da prefeitura de Brasileia para pagar por sua eleição.

É CONTRA — O senador Márcio Bittar reforçou, via redes sociais, que é contra a taxação de produtos importados até US$ 50. E explicou — nas redes e em ofício encaminhado à presidência do Senado para ratificar sua posição — que o requerimento de destaque aprovado em votação simbólica, para reinclusão da taxação, havia sido expurgada do texto pelo relator.

NOITE ELETRÔNICA — Se os boatos se tornarem realidade, a ExpoAcre vai ter uma noite eletrônica. O DJ Alok é cotado para ser a atração gratuita da maior feira de exposições do estado.

NADINHA — A esquerda acreana não gostou nadinha da notícia de revitalização do Memorial Chico Mendes. “Só pode ser um escárnio”, disse um fervoroso militante das bandas da federação.

SIMPATIA — O fato é que o Velho Boca tem a simpatia de pessoas da família Mendes. Como a viúva de Chico, dona Ilzamar. E a amizade é velha, desde as campanhas pelo PSDB. Com direito a declarações públicas desse tempo todo pra cá.

PINTO NO LIXO — O PP do Quinari está igual pinto no lixo. Motivo? A declaração da vice-governadora Mailza no Papo Informal, de que apoiará a candidatura do partido, prefeita Rosana Gomes.

MAILZA ASSIS — Esse, aliás, foi um dos pontos fortes da entrevista. Mailza é uma das melhores pessoas que hoje estão na política. Precisa retomar o trabalho de comunicação como uma grande prioridade, para passar melhor sua mensagem, experiências e se tornar popular. Nesse ponto, concordo plenamente com o mestre Luis Carlos Moreira Jorge, grande Crica.

ALAN RICK — Quem faz bom uso dessa ferramenta é o senador Alan Rick. Que, por sinal, é um possível adversário de Mailza em 2026.

45 DO SEGUNDO TEMPO — Pelo pouco que conheço de Mailza, duvido que aceite ser vice, vai brigar até os 45 do segundo tempo — tal qual em 2022 — para ser uma governadora reeleita. Aliás, ela tem esse direito. Mas existe um trabalho grande pela frente. A Mailza não poderia ter retrocedido.

BATE-REBATE

– Em Marechal Thaumaturgo, o bom prefeito Valdélio Furtado continua crescendo (…)

– (…) Quem duvidava da sua capacidade de reeleição, já começa a recuar.

– O evento do PP em Cruzeiro do Sul foi grande. Zequinha precisa crescer no povo, no setor político já é grande (…)

– (…) Faltou espaço no seu palanque para tanto mandatário.

– A deputada Michelle Melo poderia ter se dado muito bem no cargo de líder sem ter manchado sua imagem (…)

– (…) Mas vocês não estão prontos para essa conversa.

– Sobre os influencers, que são o assunto principal desta santa coluna, o próprio povo quer saber mais sobre eles, suas opiniões e os espaços que ocupam (…)

– (…) Não dá pra ficar só no tigrinho, e nas campanhas coloridas dos mercados.

– O Gladson é um bom gestor (…)

– (…) Se tivesse mais uns 5 dele no governo, a coisa seria diferente.

Bom final de semana!

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost