Bastidores do Poder: o que está por trás da decisão do Republicanos em apoiar Marcus?

Confira detalhes na coluna política de Samuel Willard

O partido Republicanos decidiu, por votação entre seus pré-candidatos, apoiar Marcus Alexandre (MDB) na disputa pela prefeitura de Rio Branco. A decisão surpreendeu a todos, especialmente porque a deputada federal Antônia Lúcia (REP) estava presente na convenção que oficializou a chapa de Bocalom e Alysson. Durante seu discurso na convenção, a deputada mencionou que o deputado federal Roberto Duarte (REP) estaria ao lado do prefeito.

Segundo fontes próximas, Duarte optou por não declarar seu apoio a Marcus devido às suas afinidades petistas e também não apoiará Bocalom, por razões ainda não reveladas. ‘A preocupação de Duarte está voltada para o interior’, afirmou uma das fontes.

Uma teoria conspiratória sugere que Duarte teria sido oferecido com uma vaga para disputar o senado federal em uma chapa com Petecão, em troca de seu apoio a Marcus Alexandre (MDB).

“Roberto é pragmático; ele não se arrisca a concorrer sem garantias de vitória, e além disso, é amplamente reconhecido que essa vaga é destinada a Socorro”, acrescentou a fonte.

Há especulações de que Duarte esteja preocupado com as eleições municipais no interior, visando consolidar seu apoio político e fortalecer suas bases em municípios como Feijó, Acrelândia e Manoel Urbano.

EMPOLGADA

Rumores afirmam que a pesquisa colocando a deputada federal Socorro Neri (PP) em segundo lugar na disputa pelo Senado em 2026 teria despertado seu interesse. Uma chama parece ter se acendido no coração de Socorro, que agora busca viabilizar sua candidatura em todo o estado para disputar uma das vagas ao Senado em 2026.

DE VOLTA AO PLANO ORIGINAL

Notícias vindas do Juruá garantem que a decisão do senador Marcio Bittar (PL) de abandonar a aliança que apoiaria Jéssica Sales (MDB) para a prefeitura de Cruzeiro do Sul foi um alívio, afinal, assim eles não precisarão mais ‘’pagar o favor’’. O clã Sales agora está de volta ao seu plano original de eleger Jéssica como prefeita, e já planeja que o ‘leão do Juruá’, Vagner Sales, dispute uma vaga no senado pela chapa do MDB em 2026.

ACORDOS DE BITTAR

Uma fonte das bandas do Vale do Juruá garante: Bittar declarou apoio a Zequinha após ter firmado uma aliança na qual ocupará o segundo lugar na chapa, com Gladson como pré-candidato ao Senado. Os acordos que estariam trazendo Bittar para perto do governo novamente visam 2026.

BAIXA NO PSD

Após quase três décadas militando ao lado do senador Sérgio Petecão (PSD), o professor e consultor político Coelho, renunciou do cargo de vice-presidente do Diretório Estadual do Partido Social Democrático (PSD), do cargo de presidente do Conselho de Ética do partido, bem como, a desfiliação da referida agremiação partidária, da qual foi sócio fundador. Alegando ter sofrido atitudes desrespeitosas, Coelho disse em nota divulgada que, “o respeito é o alicerce para o fortalecimento e a consolidação das relações interpessoais e políticas em quaisquer que sejam as circunstâncias”.

DISPUTADO

Depois de soltar o anúncio bombástico sobre sua saída da Executiva do PSD, o Professor Coelho virou alvo de disputa acirrada entre as grandes lideranças políticas, todas sedentas por seus conselhos de mestre. Reconhecido por sua competência e habilidade como articulador político, Coelho promete trazer peso político onde quer que pouse. Com sua vasta experiência, ele conhece todos os atalhos do labirinto político.

APOIO DE ULYSSES

O deputado Cel. Ulysses (UB) está percorrendo todo o estado para apoiar seus escolhidos como pré-candidatos. Em Assis Brasil, ele dará seu apoio ao prefeito Jerry Correia (PP); em Epitaciolândia, ao delegado Sérgio Lopes (PL); em Brasiléia, à ex-prefeita Leila Galvão (MDB); em Xapuri, ao ex-deputado Antônio Pedro (UB); em Cruzeiro do Sul, ao prefeito Zequinha Lima (PP); e em Mâncio Lima, a Zé Luiz (PP).

EM RIO BRANCO

Na capital, Ulysses tem três pré-candidatos sob sua tutela: o vereador Ismael Machado, Cel. Edener e Cabo Júlio Vera, todos do União Brasil.

PSDB EM PORTO ACRE

O PSDB de Porto Acre decidiu lançar a Professora Keila Maria como pré-candidata à prefeita. A aliança contará com o apoio do CIDADANIA, além do PSDB, e será respaldada por importantes líderes do partido, como o deputado Luiz Gonzaga, a ex-deputada Vanda Milani, o secretário Minoru Kinpara e o secretário-geral André Hassem.

ESCALAÇÃO DE MELHORES JOGADORES

Na complexa política acreana, dois jogadores estratégicos estão em movimento, cada um com suas estratégias afiadas. Enquanto em Cruzeiro do Sul, Marcio Bittar (UB) se alia ao prefeito Zequinha, prevendo uma derrota para o aliado de Petecão (PSD), Vagner Sales, o cenário em Rio Branco é igualmente intenso. Petecão navega com cautela para consolidar o favoritismo apontado pelas pesquisas a favor de Marcus Alexandre (MDB), trazendo Roberto Duarte (REP) para sua órbita e neutralizando o apoio do senador Alan Rick (UB) a Bocalom (PL), aliado de Márcio Bittar. O jogo político está fervendo, com os olhos já voltados para 2026.

DECIDIU

O partido Solidariedade, sob a liderança do deputado Afonso Fernandes no Acre, anunciou nesta quinta-feira (25) seu apoio à reeleição do prefeito Tião Bocalom (PL). A declaração surge em um contexto de incertezas e especulações sobre uma possível aliança com o MDB em Rio Branco.

EM CRUZEIRO DO SUL

O Solidariedade decidiu romper o apoio à pré-candidatura de Jéssica Sales (MDB). Em nota, assinada pelo deputado Afonso Fernandes, presidente estadual do partido, e Iasmin Cailane, presidente municipal em Cruzeiro do Sul, o partido afirmou: “É um direito da pré-candidata escolher seu vice da forma que julgar mais adequada, assim como é um direito do Solidariedade definir seus rumos políticos. Por meio desta nota, declaramos a decisão de ruptura da aliança com o MDB.”

CONVENÇÃO EM BRASILÉIA

Ontem ocorreu a convenção que oficializou a pré-candidatura de Carlinhos do Pelado à prefeitura de Brasiléia. O evento contou com a presença de figuras ilustres como o secretário da Segov, Luiz Calixto, os deputados estaduais Tadeu Hassem (REP) e Nicolau Júnior (PP), o deputado federal Roberto Duarte (REP), a vice-prefeita Marfisa Galvão (PSD) e o presidente do PL, Edson Bittar.

VICE DE CARLINHOS

O nome escolhido para compor a chapa de Carlinhos foi o do empresário Antônio Torres Amaral (PL). A indicação foi resultado da influência do senador Marcio Bittar (UB), que recentemente rompeu a aliança com o MDB no município.

VICE DE LEILA

Do outro lado, a ex-prefeita Leila Galvão já definiu seu vice: Marinete Mesquita, vereadora pelo PT.

VICE DE JENILSON

Em Rio Branco o pré-candidato à prefeito Jenilson Leite (PSB) anunciou na manhã desta sexta-feira (26) o vice em sua chapa. O nome escolhido foi do advogado criminalista Sanderson Moura.

FEZ BARULHO

A convenção do pré-candidato Gilson da Funerária (PSD) em Senador Guiomard na noite desta quinta-feira (25) não passou despercebida. O evento contou com a presença marcante do senador Sérgio Petecão (PSD) e dos deputados estaduais Clodoaldo Rodrigues (REP) e André da Droga Vale (POD).

FEIJÓ

Pelo menos 10 candidatos a vereadores de Feijó enfrentarão problemas de inelegibilidade junto ao TRE, sendo que 4 já estão envolvidos em questões judiciais. Após as convenções e o registro de candidaturas nos próximos dias, a justiça eleitoral deve publicar uma lista dos inelegíveis.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost