Blog do Ton: Suly Guimarães sai da disputa pela Prefeitura de Brasiléia, mas sai gigante

Infelizmente, motivos de saúde obrigaram Suly a dar um passo atrás, depois de dar tantos passos à frente

Um chefe de gabinete ocupa, talvez, a pior função dentro de um contexto político. Ele é, sempre, o que diz não, o que tira o político dos e eventos e aquele que sempre atrai para si os fatos ruins, para que ao político sobrem sempre os louros. Foi dessa posição que saiu a pré-candidata Suly Guimarães. E não saiu para qualquer lugar: chegou, em pesquisas de consumo interno, a bater frente-a-frente com aquela que por anos foi a liderança mais imponente do Alto Acre, a pré-candidata Leila Galvão (MDB-AC).

E, em que pese ser a candidatura da prefeita Fernanda Hassem, que tomou recentemente de Leila o posto de maior liderança do Alto Acre, Suly tem os seus próprios méritos: ela andou sozinha e conquistou muito do que colheu. Já que não podia contar tanto assim com Fernanda pedindo votos — por estar a frente da prefeitura e, depois, da Amac — e nem de Tadeu Hassem, que administra sua enrolada vida de deputado estadual.

Infelizmente, motivos de saúde obrigaram Suly a dar um passo atrás, depois de dar tantos passos à frente. Mas isso não significa nem de longe que Suly perde o brilho que conquistou durante essa caminhada. Ela sai da disputa, mas sai gigante.

FIQUE BEM, SULY! — Esta santa coluna deseja a competente Suly que volte logo, totalmente saudável, para continuar trabalhando pelas pessoas da Brasiléia.

CARLINHOS DO PELADO — Ainda não é oficial, mas insiders da fronteira apontam que Suly deve ser substituída por Carlinhos do Pelado, vice-prefeito.

QUEM GANHA? — Quem, por acaso, é o bebê chorão que incentiva nos bastidores uma briga entre Alan Rick e Fábio Rueda? Quem ganha com isso?

REELEIÇÃO — Depois de os deputados estaduais entrarem em merecido descanso — afinal, é muito trabalho — chegou a vez dos vereadores. Mas isso não significa que descansarão; afinal, querem ser picados pelo mosquito da reeleição.

ADORA — O vereador Fábio Araújo, publicamente, bate no prefeito Tião Bocalom mas, no sigilo, adora algumas pessoas que fazem parte da equipe do Boca. O vereador é, também, empresário. Vendo o peixe pelo mesmo preço que comprei.

QUINARI — O ex-prefeito André Maia, de Senador Guiomard, perdeu os direitos políticos por oito anos. Continua sendo uma liderança quista na região. Apesar de ser muito requisitado para as disputas esse ano, antes da decisão da justiça eleitoral, prefere tapar os buracos dos dentes das pessoas que os das ruas do Quinari.

SERÁ? — Vitória do Clodoaldo: o prefeito Zequinha Lima anunciou Delcimar Leite, esposa do deputado mais votado de Cruzeiro do Sul, como sua vice rumo à reeleição. Da última vez que Clodoaldo se saiu bem, uma figura política muito conhecida na região até chorou, banhando-se numa conhecida propriedade local. Será que teve mais choro?

NÃO PODEM RECLAMAR — Tem pré-candidato a vereador, de diversos lados, dizendo que vai pedir voto para si e não para suas cabeças, os pré-candidatos a prefeito. Depois, não podem reclamar de falta de apoio. Quem não apoia, não é apoiado.

QUAL MOTIVO? — Aliás, depois que a esquerda foi derrotada no Acre, nunca se viu parlamentar ter tanto poder. Mandam em pedaços do estado e prefeituras. Tem parlamentar que sai indicando secretário em troca de uma executiva provisória montada. Por qual motivo, pois, reclamam tanto?

QUIETINHO — O governador Gladson Cameli está quietinho, quietinho. Perceberam? Questionada, uma fonte palaciana cravou: “Sei se isso é bom não”. Então tá.

BATE-REBATE

– Um político que sustenta duas famílias em propriedades no mesmo bairro pode dar com os burrinhos na água (…)

– (…) As duas esposas passaram a frequentar a mesma academia (…)

– (…) Que Deus abençoe seu povo conservador!

– Para onde vai o Republicanos nestas eleições da capital? (…)

– (…) Cada um quer ir para um lado (…)

– (…) O mais confuso deles é o presidente estadual, deputado federal Roberto Duarte (…)

– (…) Parece que o parlamentar esqueceu o Bolsonarismo (…)

– (…) Pelo menos é o que se ouve em conversas…

– Ora, se PT e PL estão juntos em vários locais do Acre, porque não Duarte e Chame-Chame? (…)

– (…) Anuncia, Duarte!

PUBLICIDADE